Intercâmbio econômico Brasil e Alemanha O vice-ministro do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareiss, participa de encontro

Publicação: 14/09/2019 03:00

O  vice-ministro do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareiss, abre nesta segunda-feira o 37° Encontro Econômico Brasil-Alemanha em Natal, Rio Grande do Norte. O Brasil é o maior e o mais importante parceiro econômico da Alemanha na América Latina, ao mesmo tempo, a Alemanha é o mais importante parceiro econômico do Brasil na União Europeia. Através dos investimentos das 1.600 empresas alemãs no Brasil, foram criados 250 mil vagas de trabalho no país. Dentro deste contexto, Bareiss guiará os trabalhos da 46ª Comissão Mista Brasil-Alemanha de Cooperação Econômica durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha. Desta maneira, dando continuidade ao trabalho da mais antiga comissão de cooperação econômica que a Alemanha mantém com outro país.

De acordo com o vice-ministro, “a Alemanha e Brasil são grandes amigos e parceiros estratégicos. O consenso atingido em junho de 2019 sobre os aspectos econômicos do Acordo UE-Mercosul inseriu uma nova dinâmica nas longas e bem-sucedidas relações econômicas, assim como, aproximou ainda mais as duas nações. Sobretudo pequenas e médias empresas colherão benefícios através de uma maior segurança jurídica para suas atividades, como proposto no acordo. Reconhecemos grande potencial de expansão das cooperações nas áreas de energia, infraestrutura, digitalização e modernização. O acordo é para o Mercosul um dos primeiros acordos do tipo e apresenta uma grande importância econômica e estratégica para os dois lados. Além de ser um sinal positivo e sustentável contra tendências protecionistas, é também favor da formação de uma política econômica regulamentada e baseada no valor”.

“O acordo também é um importante canal de comunicação para tratar temas críticos com os estados do Mercosul. Através do acordo, o diálogo entre as duas nações se torna mais intensivo e institucional, pois somente com cooperação e transferência de conhecimento poderemos atingir as mudanças necessárias. Juntos, queremos trabalhar no fortalecimento do desenvolvimento sustentável, direitos humanos, do comércio justo e ético, assim como na criação, de forma responsável, de cadeias de suprimento”, comenta Thomas Bareiss.

Durante o evento serão assinadas duas cartas de intenção. Deve ser criado o Diálogo digital, que terá como objetivo definir o formato das conversas e da cooperação nos temas centrais do futuro, como por exemplo, inteligência artificial, internet das coisas, block chain, e big data. Além disso, será estabelecido um diálogo técnico contínuo sobre infraestrutura de gestão de qualidade, o qual se concentrará na cooperação nas áreas de segurança do produto e defesa do consumidor, e também incluirá questionamentos sobre padronização, regulamentação técnica, fiscalização do mercado, legislação setorial relativa aos produtos e sobre um sistema de avaliação da conformidade dos produtos.