Temporada 2019/2020 é promissora Pernambuco quer aumentar a vinda de turistas no verão com campanhas e novos voos

Etiene Ramos
dpempresas@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2019 03:00

Mal vem chegando a primavera mas o calor já é de verão e começa a aquecer o turismo em Pernambuco. Para hoteleiros, operadores de viagens e o governo do estado, a temporada 2019/2020 é promissora. Porto de Galinhas, principal destino pernambucano para turistas do Brasil e do exterior, puxa as expectativas para cima. São cerca de 100 mil visitantes por mês, com oscilações em alguns meses e, de acordo com o diretor executivo da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Ulisses Ávila, o público é crescente, independente de crise econômica. “Recebíamos, há três anos, cerca de um milhão de turistas por ano.  A maioria, que chega a 80%, vem de outros estados e o restante do exterior”, afirma, revelando que, entre os brasileiros, a predominância é de paulistas e entre os estrangeiros, de argentinos.

Este ano, o fim da Avianca, segundo o diretor, contribuiu para a redução na ocupação hoteleira, especialmente entre abril e agosto, porque elevou consideravelmente os preços das passagens aéreas a partir dos nossos principais emissores – o Sudeste, o Sul e o Centro Oeste, chegando a aumentar, em média, 60%. “Isso afetou demais os pacotes de viagens. Nossos hóspedes viajam em família e ficam em média sete dias, o custo para eles tornou-se muito alto. Os turistas do Nordeste, distantes até 900 quilômetros, que antes chegavam de avião, passaram a vir de carro, mas não foram suficientes para suprir a perda dos que viriam das outras regiões”, diz Ulisses Ávila, também diretor de Turismo de Ipojuca - cidade onde fica a vila de pescadores que ganhou fama internacional.  Com a programação da oferta de voos a partir de dezembro, ele espera melhora nos preços das passagens e uma ocupação de 85% na alta temporada, mais intensa no período entre o Natal e o Carnaval.

O presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens em Pernambuco (Abav-PE), Marcos Teixeira, diz que com o início da acomodação dos preços das passagens, a procura por pacotes para janeiro já começou. “Este verão promete. O Nordeste é muito procurado pelos mineiros, paulistas, e gaúchos. Esperamos uma boa frequência como receptivo. O Brasil começa a ter uma certa estabilidade e as pessoas vão querer viajar”, acredita Teixeira.

Voando por fora
Com o aumento dos voos internacionais partindo do Recife que subiu de quatro ligações, em 2015, para treze, em 2019, o turismo para o exterior e os negócios das agências de viagens estão decolando. São três novas frequências por semana da Air Europa, com destino a Madrid, na Espanha, além dos voos diários da TAP para Portugal, e dois voos semanais da Cabo Verde Air Lines para Cabo Verde com conexão a partir da Ilha do Sal para Lisboa e Milão, além dos voos para Santiago, no Chile; Buenos Aires e Rosário, Argentina; e Miami, Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos; Montevidéu, no Uruguai e Panamá.  Apesar da alta do dólar e do euro, Teixeira afirma que o brasileiro aprendeu a se programar para viajar, parcelando as despesas com passagem, hotel, levando dinheiro apenas para alimentação e deixando compras para outras temporadas.

A atração de voos internacionais faz parte da política de turismo do governo de Pernambuco e, segundo o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, colabora para que a expectativa sobre o verão 2019/2020 seja a melhor possível. “Nossa meta é ultrapassar o total de 1,78 milhão de turistas que visitaram o estado entre dezembro e fevereiro de 2018”, adianta, anunciando que em outubro a Cabo Verde Air Lines inaugura dois novos voos saindo do Recife com ligação para Washington e Boston, nos Estados Unidos. Para o secretário, Pernambuco está fortalecido como destino turístico e se mantém em alta pelas riquezas culturais e paisagens naturais, além de contar com ações fortes de promoção e produção dos equipamentos turísticos. “Temos um conjunto de ações, produtores de grandes festas e muita gente que se dedica ao trade”, afirma.

Da parte do governo estadual, a promoção de Pernambuco continua com participações em eventos de porte como a 47ª Feira das Américas/Abav Expo 2019, na próxima semana, em São Paulo.  O estande, de 70m², inaugura a nova identidade visual do turismo estadual, criada pela artista gráfica Joana Lira, para representar a diversidade e atrativos dos destinos pernambucanos. Até outubro, segundo Novaes, será lançada uma campanha publicitária com atores e influenciadores digitais nas mídias sociais, além de TV, rádio, vídeos e outdoor, dentro e fora do estado, divulgando praias e tentando emplacar destinos novos do interior. “Vamos fortalecer nossa relação com São Paulo, o estado que mais manda turistas para Pernambuco, com ações específicas e chegar mais perto também de Brasília e Belo Horizonte, buscando novos públicos”, diz Rodrigo Novaes.  A nova campanha está no orçamento de 2019 da Secretaria de Turismo que prevê R milhões para publicidade.

Outra iniciativa, mais direta, de acordo com o secretário, começa semana que vem e atende pleito da AHPG que reúne 10 dos 16 maiores hotéis e resorts de Porto de Galinhas. “Vamos começar obras na PE 09, em parceria com a secretaria estadual de Infraestrutura, tapando buracos e completando o trecho que leva a Muro Alto, e também em Maracaípe e Serrambi. Vamos trabalhar também a ponte sobre o Rio Ariquindá, em Serinhaém”, anuncia Rodrigo Novaes.