Mutirão para três milhões de pernambucanos Caixa Econômica traz o Caminhão da Adimplência a partir desta segunda-feira para negociar as dívidas de clientes

Luciana Morosini
luciana.morosini@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/10/2019 03:00

Cerca de 2,6 milhões clientes pessoa física de Pernambuco, além de 320 mil pessoas jurídicas, estão inadimplentes com a Caixa Econômica Federal e terão a oportunidade de quitar as dívidas com descontos especiais, já que o Caminhão da Adimplência da campanha Você no Azul aporta a partir desta segunda-feira no Recife. Os descontos podem chegar a até 90% para dívidas vencidas há mais de um ano. Do universo de devedores, entre as pessoas físicas, 89% podem quitar as dívidas à vista com valores de até R$ 2 mil, enquanto entre pessoas jurídicas, 65% têm a possibilidade de zerar a dívida com até R$ 5 mil. A unidade móvel de atendimento ficará no estacionamento do Shopping RioMar - próximo à saída da alameda de serviços - até a sexta-feira, em horário estendido, das 9h às 20h.

Os clientes da instituição financeira, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que têm dívidas em atraso há mais de 90 dias, poderão regularizar a situação com condições especiais de pagamento. As opções variam de acordo com a situação do contrato e do tipo de operação de crédito, como a renovação dos contratos para aumento de prazo, unificação de diferentes tipos de dívidas, pausa no pagamento da prestação e, além disso, descontos para pagamentos à vista. “Estamos fazendo um trabalho para recuperar a cidadania financeira, garantindo a possibilidade das pessoas deixarem o nome limpo, principalmente agora que se aproximam os gastos com a época de final de ano e também com as contas que chegam todo início do ano”, afirma Simone Nunes, superintendente regional da Caixa.

As negociações valem para todo tipo de dívida, inclusive as de contratos habitacionais, que têm soluções específicas, como a incorporação do saldo devedor em atraso, pausa no pagamento das prestações e utilização do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) para reduzir as prestações. “São diversas condições especiais e o movimento é para qualquer dívida, a Caixa quer renegociar, quer dar condições para o cliente pagar. No primero semestre, fizemos um mutirão e teve uma excelente procura. Inclusive, pessoas que estavam na iminência de perder a casa própria, conseguiram recuperar pagando apenas uma parcela. Estamos muito otimistas com essa nova negociação”, ressalta Simone Nunes.

A superintendente da Caixa ainda reforça que a chegada do caminhão é apenas mais uma possibilidade para os clientes inadimplentes, para garantir maior facilidade para eles. “O caminhão dá essa comodidade, principalmente porque tem o horário estendido, para quem não puder ir no horário bancário. Mas as agências também vão estar oferecendo as mesmas condições. Então se para algum cliente for mais cômodo ir em alguma agência, pode também”, conclui.