FRANçA » Governadores do Nordeste discutem linhas de crédito

Publicação: 20/11/2019 03:00

No segundo dia da missão na Europa, ainda em Paris, os governadores integrantes do Consórcio Nordeste discutiram com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) o financiamento de projetos para o crescimento sustentável da região. Eles trataram de linhas de crédito para investimentos, principalmente nas áreas de sustentabilidade e agricultura familiar em uma região que possui 3,9 milhões de estabelecimentos agrícolas, sendo 77% da agricultura familiar.

Depois disso, o grupo encontrou-se com a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária, Brune Poirson. Na ocasião, o governador da Bahia Rui Costa (PT), representando o Consórcio, assinou com ela uma carta de intenção de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável.

Sustentabilidade
Durante assinatura de acordo com a agência francesa AFD, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), declarou que o grupo busca encontrar um caminho de sustentabilidade e o projeto apresentado vai nessa direção. Afirmou, ainda, acreditar que com o ecoturismo e atividades econômicas como a produção do mel de abelha em áreas de preservação, além da produção de flores e frutas nativas, é possível criar consciência ambiental e gerar resultado econômico. “Estamos produzindo também o inventário de todas as nossas reservas naturais. Com ele, temos a oportunidade de trabalhar o crédito de floresta. Queremos ter um novo conceito de sustentabilidade que vai além do reflorestamento”, afirmou.

O vice-líder da Divisão de Desenvolvimento da Agricultura Rural e Biodiversidade da AFD, Matthieu Le Grix, comentou a importância do setor agrícola para o Nordeste e falou sobre os objetivos da AFD. “Damos uma prioridade para agricultura familiar porque queremos transformar os pequenos agricultores em grandes. Lutamos contra a pobreza e para aumentar a produtividade da agricultura”, ressaltou. Hoje, os governadores cumprem agenda em Roma.