MERCADO » Bolsa atinge nível recorde com cenário

Publicação: 13/12/2019 03:00

Fatores como a mudança de perspectiva da nota do Brasil (de estável para positiva) pela agência Standard&Poors, o novo corte nos juros básicos da economia e a perspectiva de uma trégua na briga entre China e Estados Unidos levaram a Bolsa brasileira a bater novo recorde e derrubaram o risco país ao menor patamar em sete anos.

Juntamente com a alta acima do esperado dos serviços, esses indicadores ajudam a traçar o cenário de que a economia está mudando de humor, segundo analistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo. A melhora é lenta, dado o tamanho da queda que o País enfrentou nos anos recentes, mas aponta que 2020 pode começar com mais fôlego do que se antecipava há alguns meses.

O Credit Default Swap (CDS) de cinco anos do Brasil, que serve de medida para o risco país, chegou a ser negociado, na tarde de ontem, a 100,8 pontos, no menor nível desde outubro de 2012, segundo a IHS Markit. O Ibovespa encerrou com alta de 1,11%, cotado a 112.199 pontos, nova máxima histórica. Já o dólar recuou 0,62%, para R$ 4,09.

Para o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman, o indicador de serviços pode injetar um pouco de otimismo para 2020. “Olhando do lado da oferta, muito da fraqueza da economia se dá porque o setor de serviços tem estado muito ruim. A melhora deste setor é um importante indicador do ritmo de recuperação”, diz. (Da Agência Estado)