Hospital Português com novos investimentos Entre os projetos está a construção de um centro especializado em oncologia orçado em R$ 50 milhões

Etiene Ramos
Especial para o Diario
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Publicação: 22/01/2020 03:00

O Hospital Português irá implantar o Real Oncocenter, um centro especializado em oncologia para tratamento dos diversos tipos de câncer, realizando serviços oncológicos como atendimentos clínicos, cirurgias, quimioterapia e radioterapia. O investimento no projeto é da ordem de R$ 50 milhões, incluindo a construção do prédio e na aquisição de equipamentos. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano.

A operação será do próprio hospital e deve ser iniciada a partir de 2022. O anúncio foi feito ontem, pelo vice-provedor do Hospital Português, Joaquim Amorim, em visita à diretoria do Diario de Pernambuco acompanhado da nova diretora de Comunicação, Margarida Cantarelli para entrega dos convites da prévia do bloco Segura a Seringa, uma das principais do carnaval do Recife.  Este ano, o evento acontecerá no dia 24 de janeiro, no Classic Hall.

Além deste novo prédio, há planos de ampliar a área de atendimento da unidade do Hospital Português de Boa Viagem. De acordo com Joaquim Amorim, já foi adquirido um prédio vizinho e as negociações continuam para a compra de outros nas proximidades. A proposta é aumentar o atendimento dos serviços clínicos, de intervenções e, possivelmente será construído um anexo para emergências.

Em 2019, o Hospital Português teve um incremento de 8% na sua receita, um pouco abaixo da expectativa que era crescer até 10%, índice que se mantém na meta de 2020. Mas, independentemente dos resultados, continuam os investimentos em tecnologia para a saúde. Além da implantação de cirurgias robóticas, em fevereiro do ano passado, a instituição está adquirindo novos equipamentos como o Cine CT, um aparelho de cine angiotomografia que deve chegar até março para auxiliar nos procedimentos de hemodinâmica. “O cine CT do Hospital Português é o primeiro do país e representa um investimento de R$ 2 milhões que dará mais segurança e precisão aos procedimentos”, afirmou o vice-provedor.

Criatividade na crise
A saúde privada foi um dos setores mais impactados pela crise financeira que elevou o nível de desemprego e reduziu o número de usuários de planos de saúde nos últimos anos. Para driblar o problema, duas grandes marcas se uniram em Pernambuco: o Hospital Português e o Bradesco que criou o Bradesco Efetivo, um plano de saúde de baixo custo para empresas a partir de três vidas. O produto começou com o Fun Bradesco, voltado para os 5.600 funcionários do hospital e seus dependentes, e chegou ao plano empresarial, garantindo aos participantes o atendimento do Português, o hospital âncora do Bradesco Efetivo.