DIARIO ECONôMICO » Carnaval de arrocho

por Rochelli Dantas
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Publicação: 22/02/2020 03:00

O carnaval deste ano ainda é de arrocho financeiro para a maioria dos municípios do país. Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, em 2020, pelo menos 43% das cidades não investiram em eventos para a folia de momos, embora tais festas tradicionais no país costumassem receber o apoio municipal. Em Pernambuco, 66,3% dos municípios responderam a pesquisa e informaram que a festa neste ano seria sem recursos.

Quando questionados para onde a verba será realocada, os municípios elencaram: saúde, educação, infraestrutura e outros eventos culturais. Bom, errado eles não estão. Investir em saúde e educação é uma prioridade em qualquer época do ano, independentemente dos períodos de  festas.

Agora, voltando ao tema do carnaval, já faz tempo que os investimentos na folia de Momos precisam ser deixados de lado. Endividados e com repasses cada vez mais restritos, os gestores limitam os festejos. Não é a solução ideial, afinal, eventos culturais aquecem a economia local, o que resulta em aumento na geração de empregos e na arrecadação de impostos. Mas é a escolha da maioria.

Neste ano a economia começa a reagir - mesmo que de forma lenta. Com inflação e taxa de juros mais baixas e com projeções de crescimento do PIB, a expectativa é de que os efeitos nos municípios apareçam o quanto antes. E aí talvez as festas possam voltar a ter o brilho (e o investimento) ideal.
 
Patrocínio renovado
Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Ambev é a patrocinadora oficial do carnaval do Recife. A festa, inclusive, é o maior investimento da cervejaria no verão pernambucano. Segundo publicação no Diario Oficial do Recife, o patrocínio na capital ultrapassa a casa dos R$ 7 milhões. Além da folia, a marca Skol é patrocinadora também de quatro camarotes e quatro blocos do Recife. O patrocínio da Ambev também se estende, pelo décimo ano consecutivo, para Olinda, considerado um dos maiores carnavais de rua do país.  
 
4 por R$ 10
Para atender a demanda das de Olinda e Recife, a Ambev distribuiu ao todo 1.300 kits para os ambulantes credenciados pelas prefeituras. De acordo com o gerente regional de Marketing da Ambev, Harry Racz, este ano, a proposta é divulgar, além da marca Skol, a pernambucana Nossa. Neste caso, a estratégia é fisgar o consumidor pelo bolso com a sugestão de preço de 4 latas por R$ 10.
 
Pacote de beleza
O Hannu - Espaço de Beleza pega carona no carnaval para ampliar seu leque de atendimentos e serviços diferenciados. A demanda por maquiagens e penteados fez com que o movimento do local crescesse uma média de 30%. A procura fez com que, inclusive, os sócios Marcelo e Marcus Prado e Flávio Barros contratassem novos funcionários para o período.
 
35%
Fusões e aquisições
O número de fusões e aquisições realizado por empresas de Pernambuco aumentou mais de 35% em 2019, se comparado ao ano anterior. Com um acréscimo de cinco operações em relação ao volume registrado em 2018, o estado concretizou 19 transações do tipo no último ano. Os dados são da KPMG.
 
Loja conceito
Os empresários Paula e Ernesto Margolis abriram a primeira etapa da loja conceito do Game Station. A unidade, pioneira na rede, ocupa área no piso 1 do Shopping Recife. Com novo layout, o espaço tem 1.200 metros quadrados, novos acessos e contemplará espaços customizados para jogos clássicos, camas elásticas, carrossel e brinquedos de realidade virtual. Inclusive, apenas nestes últimos itens foram investidos R$ 200 mil.
 
Posto verde
O Grupo Dislub Equador inaugurou no Recife o posto de combustíveis mais “verde” do Nordeste. Com a nova unidade, a bandeira do grupo pernambucano alcança 435 postos entre Norte e Nordeste. Entre as iniciativas sustentáveis do projeto está a recuperação de gases eliminados no abastecimento, conversão de luz solar em energia elétrica, coleta seletiva e venda de gasolina e diesel DuraMais, que são considerados mais limpos.
 
Óculos com lucro
A Chilli Beans fechou parceria com a Água de Coco e lançará uma linha com a grife cearense. Os franqueados da marca da pimenta no estado, André Maranhão e Orlando Freitas, estimam um aumento nas vendas de acessórios da temporada em torno de 30%.