NEGóCIOS » Hub de serviços para restaurantes

LUCIANA MOROSINI
luciana.morosini@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/02/2020 03:00

Montar um restaurante e uma cozinha profissional exige um investimento alto e, em um momento que a economia ainda está instável, muitos empresários ficam receosos em fazer um grande aporte. Além disso, a transformação digital mudou as formas de consumo com a chegada dos aplicativos. Então imagina juntar as cozinhas de vários restaurantes diferentes e com perfis variados em um mesmo lugar. Essa é a proposta do Hub Food, empreendimento no Rosarinho, que reúne cozinha compartilhada, delivery e retirada no local. O foodservice recebeu investimento de R$ 400 mil e tem capacidade para comportar até 10 marcas. Atualmente já são seis, com expectativa de chegar ao limite em breve. Com a confirmação do sucesso da primeira operação, já existem planos de crescimento. Até o final do ano, a Zona Sul do Recife deve receber uma operação semelhante.

A chegada dos aplicativos de delivery trouxe mais comodidade e segurança, além de facilidade na hora de consumir. “Percebemos que isso estava crescendo e fomos analisar o que estava acontecendo no mundo. E uma coisa que está em alta fora do país são as dark kitchen, que são as cozinhas compartilhadas. Então, decidimos trazer esse conceito para o Recife, mas com uma inovação porque não se trata de uma cozinha escondida. Além da produção de várias marcas em um só lugar para o delivery, também temos um relacionamento com o cliente, com a possibilidade de retirada no balcão”, explica Ivo Santos, sócio ao lado de Bruno Machado.

A escolha do local, na Rua Doutor José Maria, no Rosarinho, foi estratégica. “A região tem o uso recorrente de aplicativos no nosso raio de três quilômetros. Além disso, pensando na retirada no balcão, também avaliamos um local que tivesse densidade de pessoas morando no entorno”, detalha Ivo Santos. Inicialmente, as marcas que estão presente no Hub Food estão vinculadas ao Rappi para o delivery, mas também é possível pedir pelo telefone ou pelo WhatsApp. Através desses dois últimos canais é possível adiantar o pedido e retirar no local, que conta com 35 lugares para espera ou consumo rápido. O funcionamento é de domingo a domingo das 11h às 23h.

O Hub Food conta hoje com seis marcas, sendo elas Forneria Pizza, Tempero da Casa, La Villa Parmê, Açaí da Vila, Tapa Burguer e Green Salad e Grill. “Já estamos fechando com uma marca de café da manhã e devemos tê-la até o final de março e outra de sushi, que ainda não temos no espaço. Estamos fazendo uma seleção criteriosa e queremos dar valor às marcas que estão no espaço orque não pretendemos fazer uma grande rotatividade, estamos captando operações consolidadas”, reforça o sócio.

Segundo Ivo Santos, existem dois perfis de marcas. “São restaurantes que já têm atuação em outra região da cidade e precisariam montar outra cozinha para atender a Zona Norte. Ou também os que estão começando e querem testar o mercado”, pontua.