Capacitar para melhor atender

Publicação: 14/03/2020 03:00

A Domus Síndico Profissional, empresa de gestão de condomínios, tem três anos de mercado e foi criada já na ideia do bom relacionamento. Segundo o sócio Rafael Araújo, a empresa compreende que o consumidor é o lado hipossuficiente da relação e, por isso, os contratos são redigidos da forma mais clara possível e a empresa se coloca à disposição para sanar todas as dúvidas, com reuniões periódicas.

No caso da Domus, não é raro que as demandas dos condôminos extrapolem os termos do contrato. “Somos muito envolvidos em conflitos entre vizinhos e a gestão não tem o dever de mediar isso, que cabe às autoridades específicas. Já aconteceu e orientamos como os condôminos deveriam proceder”, explica Araújo. No caso da Proa, encomendas não são aceitas porque fica inviável atender pontualmente e mexer na grade de produção.

A professora Celiane Araújo, que ministra disciplinas como Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento na UniFBV/Wyden, diz que quem consome precisa saber que existe alguém do outro lado que se preocupa além da venda. Preocupar-se com isso é buscar a fidelização, fundamental para a sobrevivência das empresas hoje.

Celiane explica ainda que o mercado ainda está cheio de ferramentas ultrapassadas, a exemplo dos cartões fidelidade, e que nada será tão eficaz quanto o bom atendimento. “A maioria dos clientes não volta por causa de um cartão fidelidade. O bom atendimento é o que fideliza, estreita os laços”, ensina.