RECURSOS » IPTU 2021 pode ser antecipado no Recife

Publicação: 26/03/2020 03:00

Os contribuintes do Recife que quiserem ou puderem antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 terão a possibilidade a partir do dia 1º de abril. A medida, que é voluntária e visa aumentar a arrecadação do município em um momento que a tendência é de queda por conta das medidas restritivas adotadas para conter a disseminação do coronavírus em Pernambuco. O valor não passará pelo reajuste anual através do IPCA e a base de cálculo será a mesma desse ano, colocando um abatimento de 15% em cima do valor cobrado em 2020. Além disso, os contribuintes que estavam pagando o IPTU deste ano parcelado, poderão voltar a ter o benefício do desconto de 10%, caso decidam pagar o montante restante em cota única.

“As primeiras ações de contenção apontam para a redução da receita, mas elas aconteceram após o dia 14, depois do fechamento da parcela do dia 10, então ainda não consegue mensurar. Esperamos uma queda já em abril”, explica Ricardo Dantas, secretário de Finanças da Prefeitura do Recife.

ÁGUA
A Companhia Pernambucana de Saneamento de Água (Compesa) não pode mais suspender fornecimento de água dos consumidores residenciais por inadimplência ao longo do período de emergência de saúde relativo à transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

A decisão, em caráter liminar, foi assinada e determinada pela 33ª Vara Cível da Capital ontem e atende a pedido da Defensoria Pública do Estado, em ação civil pública. O não cumprimento acarreta multa diária.