Mais soluções do estado entrarão em operação

Publicação: 28/03/2020 08:30

Outras soluções pernambucanas serão colocadas em funcionamento para o combate à disseminação do coronavírus em breve. Oito soluções inovadoras foram selecionadas através do Desafio Covid-19, que vai destinar um aporte de R$ 1,3 milhão para o desenvolvimento em pouco tempo. Dessas, três são ideias pernambucanas, e mais duas do Rio de Janeiro, uma do Rio Grande do Norte, do Distrito Federal e São Paulo. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e do Porto Digital.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, explicou que um dos critérios era a viabilidade da implementação rápida. “Precisava montar os desafios que o poder público teria para saber como podem surgir as soluções”, disse.   

Além das soluções da Cells Digital, Dycovid e In Loco (ver a arte), mais cinco de fora do estado foram selecionadas.  A Evolutix Gestão Tecnologia/Allis (RJ) propôs o gerenciamento do fluxo de informações através de um barramento com dados sobre casos epidemiológicos. A Nudging (DF) lançou a ideia do Xô Corona, um app que promove o isolamento social voluntário. A Medvelox (RJ) criou um app de comunicação para necessidades de  médicos. A eHealth Potiguar (RN) apresentou uma aplicação voltada para profissionais da saúde, que permite a consulta a protocolos. Já o Grupo de Biologia Molecular de Malária (SP) propôs um método para diagnóstico rápido.