Caminhoneiros sem cruzar os braços Representantes da categoria negam boatos de que irão cruzar os braços mas relatam dificuldades que estão encontrando devido a decretos

Patrícia Monteiro
Especial para o Diario
patricia.monteiro@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 03/04/2020 03:00

Nos últimos dias, além da pandemia da Covid-19, os brasileiros precisaram lidar com notícias a respeito de uma ameaça de greve por parte dos caminhoneiros. Em Pernambuco, as principais lideranças dos sindicatos descartam a possibilidade de paralisação. Eles relatam, entretanto, que os boatos surgem das dificuldades de condições básicas de trabalho, pois muitos estabelecimentos que possuem autorização do estado para funcionar, como mercados, postos de gasolina e borracharias, mantém as portas fechadas. O governo vai disponibilizar, possivelmente ainda hoje, um telefone 0800 para que eles relatem suas dificuldades.

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Pernambuco (Sintracape),Wilton Nery, disse que muitos estabelecimentos que atendem aos caminhoneiros estão fechados e há escassez no serviço, mas que não há possibilidade de greve. “Espalhar estes boatos, neste momento, é um ato de inconsequência de gente que só quer disseminar o pânico. Não há esta possibilidade”, afirma.

O presidente da Federação dos Caminhoneiros de Pernambuco (Fetac-PE),Fernando Campos, reforça a mobilização da categoria justamente pela valorização do trabalho e não pela paralisação. “Estamos fazendo verdadeiras campanhas motivacionais, mostrando o quanto estes profissionais tem sido verdadeiros heróis, e também iniciamos ações de reforço a questões de higiene”, relata.

A respeito das reivindicações, o governo do estado informa que equipes do Porto de Suape e da Secretaria de Infraestrutura vem trabalhando para que a categoria tenha suporte necessário por meio do Comitê Especial de Abastecimento criado pela administração estadual. Além de articulação local para que restaurantes se mantenham em funcionamento para entrega de quentinhas, evitando aglomerações, equipes do Complexo Industrial Portuário de Suape e da Secretaria de Infraestrutura – que integram o comitê - estão mantendo contato com proprietários dos prestadores de serviços.

“Temos feito o possível para que nada falte aos caminhoneiros, essenciais para a logística de abastecimento. Estamos concluindo o processo para ativar um telefone gratuito para ajudá-los a localizar estabelecimentos em funcionamento em Pernambuco, caso tenham dificuldade, e já mapeamos mais de 200 que mantêm suas atividades”, afirma o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho. Uma média de 1.500 caminhoneiros circulam pelo Complexo de Suape diariamente.