DIARIO ECONôMICO » Crise e ajustes

por Rochelli Dantas
rochelli.dantas@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 04/04/2020 03:00

O combate à Covid-19, que inclui as medidas de isolamento, mudou drasticamente a rotina das empresas e também o olhar global para o mundo corporativo. Neste caso, a adoção de home office, tão polêmico modelo de trabalho em debates de reforma trabalhista, por exemplo, tem sido a alternativa para manter boa parte do mundo corporativo operando. A pesquisa LIDE Covid-19, realizada pelo LIDE Pernambuco em março e ouvindo 220 empresários pernambucanos, mostra que 29,55% delas deram férias coletivas aos funcionários e a maior fatia do bolo precisou adotar o home office. Os dados: 26,82% das empresas colocaram 25% do time no home office; 24,55% colocaram toda a empresa para trabalhar de casa; e 23,18% aplicaram esse modelo de trabalho para até 70% do time.

O que acontece é que, apesar de alertas, estudos científicos, análises e previsões, o teletrabalho não era uma opção para o movimento fora das empresas de tecnologia. Agora tudo mudou. O que virou uma medida de sobrevivência colocou a lupa em uma outra vulnerabilidade, que agora atinge as grandes empresas. “O pequeno negócio pode utilizar de aplicativos grátis, de sites com um mínimo operacional, por exemplo. Os grandes precisam se preocupar com a segurança. O ambiente digital, neste caso, é mais complexo do ponto de vista de segurança da informação”, afirma o presidente do Conselho do Porto Digital, e cofundador da TDS Company, Silvio Meira.

Esse novo e adverso cenário, inclusive, diante da crise da Covid-19, fez lideranças do ecossistema do Porto Digital, economistas e gestores criarem um grupo e estão interagindo diariamente, trocando informações para ajudar empresas e a economia em geral a minimizar os impactos da pandemia. O fato é que poderíamos ter nos preparado, mas não o fizemos. Agora, é enfrentar a crise na saúde, cuja curva de contaminação e mortes segue subindo, e, ao mesmo tempo, se adaptar à nova realidade (que nem é tão nova), simplesmente porque não cabe mais debate. Ela precisa dar certo para manter o país funcionando.

Dias difíceis
Pesquisa LIDE Covid-19, realizado pelo LIDE Pernambuco, mostra que as empresas já sentem resultados negativos nos negócios. Para 120 do total de 220 empresários pernambucanos entrevistados, o maior impacto da pandemia está no faturamento. Pelos dados, para 155 do total de entrevistados, a expectativa para os próximos 90 dias é negativa para entrada de novas receitas.

Plataforma virtual
O escritório Martorelli Advogados lançou nesta semana um hotsite dedicado exclusivamente a conteúdos relacionados ao novo coronavírus. Reunindo notícias, artigos e links sobre o tema, o hotsite tem o objetivo de fornecer respostas jurídicas de maneira objetiva, auxiliando as empresas no processo de tomada de decisão nesse momento de pandemia. A plataforma já começa a atrair clientes.

123 MWp // Gerando energia
A Oi colocou em operação em Minas Gerais a primeira fazenda solar de suas 25 unidades de produção de energia contratadas para este ano no Brasil. Uma delas será implantada em Pernambuco. No final do ano, quando todos os 25 projetos estiverem operando, a capacidade instalada será de 123 MWp (medida de potência energética de células fotovoltaicas), o que representa a geração e consumo de 170 mil casas de classe média.

Açaí Orgânico
O Açaí Concept investiu R$ 1,5 milhão em uma nova linha e acaba de colocar o produto no mercado. A Green Organic, que oferece o açaí cultivado sem agrotóxicos nem fertilizantes químicos, acaba de ser lançado no mercado. Foram distribuídos quatro mil kg do produto aos franqueados. O Açaí Concept possui hoje 230 pontos de venda no Brasil e mais 30 entre Estados Unidos e Europa.

Atendimento virtual
A estilista Cyntya Verçosa adotou novas estratégias de mercado para manter o ritmo de contratos no atelier que possui há 18 anos, em Piedade. Uma delas tem sido atender noivas, madrinhas e mulheres interessadas em peças de alta costura através de videoconferências, inclusive com croquis em tempo real. Ela, que foca em aluguel e venda a partir de produções autorais, também negocia packs com margens maiores de descontos para facilitar novos negócios.

Entrega grátis
O James Delivery está realizando entregas gratuitas para aqueles que fazem parte do grupo de risco. No programa de assinaturas Prime, esse público não pagará a mensalidade para as compras acima de R$ 50 no Extra e no Pão de Açúcar e a partir de R$ 25 em restaurantes parceiros selecionados.