UFPE presta serviço de assistência

Publicação: 04/04/2020 03:00

Uma forma prática, rápida e eficiente de teleatendimento. O Nutes, núcleo da UFPE que já atua há mais de 16 anos com telessaúde no SUS com apoio do Ministério da Saúde, colocou no ar o canal www.nutes.ufpe.br/coronavirus. O site pode ser acessado em qualquer navegador na internet ou em dispositivos móveis e presta atendimento imediato, via chat, com médicos e enfermeiros de plantão, para moradores da região Nordeste. É teleorientação em tempo real, das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira.

A coordenadora do Nutes, Magdala Alves, conta que, assim que os primeiros casos da Covid-19 surgiram no Brasil, o grupo percebeu que a telessaúde/telemedicina seria estratégica. “Apenas ela garante a escala de atendimento que uma pandemia exige e pode chegar rapidamente onde quer que o paciente esteja. Até bem pouco tempo, a telessaúde praticada no Brasil tinha o foco maior de qualificar o atendimento à população por meio de teleconsultorias entre profissionais de saúde. Agora, a situação é diferente”, explica.

CHAT
O site traz informações básicas sobre a Covid-19 e um chat com os profissionais. Além do atendimento em tempo real, o paciente pode agendar uma teleconsulta com um médico no horário que for mais conveniente. Quando agendado, o paciente pode falar com o médico por uma vídeo-chamada e tudo fica registrado no seu prontuário digital. O paciente precisa se identificar, mas se cadastra apenas uma vez e pode utilizar o serviço quantas vezes quiser.

A equipe de atendimento é formada por 30 profissionais, dentre enfermeiros e médicos de diversas especialidades. O profissional, que deseje atuar como teleconsultor voluntário, ainda é possível se cadastrar por meio do site www.nutes.ufpe.br/contato-nutes. O serviço teve início nesta semana e já teve, até agora, 90 pacientes atendidos, e muitos acessos para informação sobre a Covid. “A ideia é que fique disponível sempre, mesmo depois que esta pandemia seja controlada”, afirma Magdala.