Segmentos devem seguir protocolos pré-estabelecidos

Publicação: 06/06/2020 03:00

Para garantir uma retomada segura, os segmentos econômicos precisarão seguir protocolos. Os salões de beleza, por exemplo, deverão atender um cliente por vez, por agendamento, sem fila de espera e com higienização entre um e outro, além de obedecer ao distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre eles. Será preciso, ainda, haver a sinalização da distância mínima entre o cliente e o balcão, de modo a manter o distanciamento mínimo dos profissionais da recepção.

Na construção civil, serão adotados protocolos de distanciamento social, higiene, comunicação e monitoramento. Quanto ao primeiro aspecto, será necessário manter distância de 1,5m entre os trabalhadores, além da utilização obrigatória de máscara, óculos e/ou protetor facial. Será restrita, ainda, entrada e circulação de pessoas que não trabalham no canteiro de obras. Quando necessária a entrada, o tempo de permanência será limitado. Além disso, o trabalho que requer proximidade pessoal entre trabalhadores (andaimes, carpintaria, elevadores de guindastes) será minimizado. Além disso, o protocolo deve incluir a medição de temperatura e o acompanhamento da sintomatologia dos trabalhadores no acesso da obra.

Da mesma forma que na construção, o protocolo do varejo inclui determinações sobre distanciamento social, higiene, comunicação e monitoramento. Fica proibida a realização, nestes estabelecimentos, de eventos públicos como shows, apresentações e similares, que possam gerar aglomeração de pessoas. O uso de elevadores deverá ser desestimulado. Serão vendidas apenas mercadorias sem a possibilidade de provas, consumo de alimentos, refeições ou teste de acessórios, bijuterias ou produtos de beleza e cosméticos no local. Dentro do estabelecimento, funcionários, colaboradores e clientes deverão sempre fazer uso de máscara.

Além disso, os provadores para itens de vestuário devem ser limpos e higienizados imediatamente após a utilização por cada cliente. Produtos alimentícios em displays abertos de autoatendimento devem ser colocados em embalagens de plástico/ celofane ou papel. Produtos expostos soltos, como de panificação, devem ser colocados em vitrines de acrílico e em sacos. A fim de retirá-los para os clientes, os funcionários deverão usar pinças. Todas as recomendações do varejo comum são semelhantes às que devem ser adotadas pelo varejo atacadista.

Saiba mais

Data     Setor                                       RMR                                Interior

08/06    Construção civil                         50% dos funcionários        50% dos funcionários

08/06    Comércio atacadista                   Novos protocolos              Novos protocolos
               (das 09h às 18h)

08/06    Shoppings centers, centros          Delivery e coleta              Delivery e coleta    
             comerciais e praça de                 em drive-thru                  em drive-thru
             alimentação                              

10/06    Consultórios, ambulatórios de       Novos protocolos              Novos protocolos
            profissionais de saúde, serviços
                 de apoio diagnóstico e
                  terapêuticos e óticas             

15/06    Varejo de rua (bairro de centro)    Até 200m² (08h às 18h)     Até 200 m²

15/06     Salões de beleza e serviços          Novos protocolos              Novos protocolos
                     de estética                          

15/06     Eventos esportivos                       Treino futebol profissional  Treino futebol profissional

15/06     Comércio de veículos, serviços     50% dos funcionários    50% dos funcionários
             de aluguel e vistoria de veículos           de vendas                       de vendas