Sem casamentos, criatividade é saída

Publicação: 04/07/2020 03:00

Festas de casamento costumam ser marcadas com bastante antecedência. Há casais que começam o planejamento dois anos antes. Porém, os eventos de matrimônio agendados para 2020 não contavam com um imprevisto como a pandemia do coronavírus, que foi responsável por adiar o tão sonhado grande dia de muitas noivas. Com o ano parado e as datas de enlaces já remarcadas para 2021, os profissionais que atuam no mercado de casamentos também precisaram se reinventar. Se a agenda de 2021 promete eventos em dobro, foi preciso encontrar soluções para manter o rendimento neste ano.

A estilista Cyntya Verçosa, que tem 18 anos de expertise na produção de vestidos especiais para noivas, madrinhas, debutantes e formandas, viu a demanda cair com as remarcações dos casamentos. Porém, manteve o planejamento para se preparar para o próximo ano. “Continuo fazendo os vestidos que já estavam adiantados para quando chegar 2021 o atelier possa pegar novas encomendas. Próximo ano, preciso vender o dobro”, explica.

Uma parte da equipe permanece nesta produção, mas outra se voltou para novos produtos, uma forma de manter o sustento e o quadro de 16 funcionários da empresa. “Começamos a fazer máscaras que têm sido 50% do atendimento”, afirma.

Ela também aproveitou o momento para tirar do papel projetos que já pensava em tocar, mas não tinha tempo, como peças em crochê e também coisas para casa, além de pijamas de tecido e vestidos casuais. “A procura pelos novos produtos está boa, mas o valor agregado deles é bem menor do que o dos vestidos. Eu tenho que vender R$ 2.500 por dia para conseguir manter minha estrutura. Tem dias que consigo e outros, não”, relata Cyntya Verçosa.

Como o planejamento dos casamentos se dão com muita antecedência, a assessora de casamentos Clarissa Cunha, que trabalha na área há sete anos, continua atendendo suas clientes, porém de um novo jeito. “Eu já fazia atendimentos virtuais porque tenho muitas noivas que moram fora do Recife. Mas adaptei isso para as recifenses também, fiz com que a mentalidade delas mudasse. Uma degustação, por exemplo, agora acontece de forma remota. Ela recebe a degustação em casa, e fazemos uma reunião virtual entre a noiva, o fornecedor e eu”, explica.

Além disso, ela criou uma plataforma digital para viabilizar a assessoria mais barata de forma online. “Esse era um projeto que eu tinha pronto, mas voltado para fornecedores, e adaptei para as noivas e lancei faz dois meses. Ele foca em noivas que não têm como gastar muito”, ressaltou, informando que a meta era de dez vendas, mas chegou a 20. Uma nova turma será lançada no próximo dia 20.