Restaurantes e shoppings com horário ampliado Governo do estado autorizou funcionamento até as 22h na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata Norte e Sul. Demais regiões seguem restritas

LUCIANA MOROSINI
luciana.morosini@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 07/08/2020 03:00

O plano de flexibilização das atividades econômicas vai avançar de forma diferente em cada região de Pernambuco a partir da próxima segunda-feira. Nesta nova etapa, na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata Norte e Sul serão contemplados os serviços de alimentação, shoppings e centros comerciais, que terão o horário ampliado e poderão funcionar até às 22h. No Agreste, as atividades de alimentação continuam com horário limitado entre 6h e 20h, porém serão liberadas as feiras do Polo de Confecções. Já nas regiões com cidades polo de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, o plano de retomada passa para etapa seis, com reabertura dos serviços de alimentação e academias de ginástica com restrições. Nas gerências de Salgueiro e Petrolina, serviços de escritório e comércio de veículos e locadoras terão flexibilização. As exceções são para Ouricuri e Araripina, que entrarão em um isolamento mais rígido de hoje até o dia 16.

Na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, os restaurantes, bares, cafeterias, lanchonetes e similares estavam com funcionamento limitado entre 6h e 20h. Já os centros de compras, das 10h às 20h. Para Paulo Carneiro, presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), a ampliação do horário é positiva. “O movimento vem crescendo dia a dia, com um bom reflexo sobre o volume de vendas, mas permanece o rígido controle para segurança das pessoas”, afirmou, por meio de nota.

Na região do Agreste, que abrange os municípios de Caruaru, Garanhuns e o entorno, bares e restaurantes seguem entre 6h e 20h. Porém, as feiras do Polo de Confecções poderão voltar a funcionar. “O novo decreto vai permitir, mas vai delegar a regulamentação para as prefeituras”, disse Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

Nas regiões com cidades polo de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e o entorno serão reabertos os serviços de alimentação e shoppings com capacidade de 50% e horário das 6h às 20h, além de academias e polo de confecções. Nas gerências com sede em Salgueiro e Petrolina, poderá funcionar 50% dos serviços de escritório e 100% das concessionárias de veículos.