Cenário ainda é incerto para vendas do varejo Com proximidade do final de ano, varejo aposta em promoções para atrair os consumidores de volta

Publicação: 28/09/2020 03:00

Depois do distanciamento social contra a pandemia, que manteve as portas dos estabelecimentos fechadas por longos períodos, que variaram de acordo com a região, o varejo aposta suas fichas no combo Dia da Criança, Black Friday e Natal para recuperar ao menos parte das vendas perdidas. Não existe, porém, consenso sobre qual pode ser o resultado. Alguns estão muito animados. Essa ala mais esperançosa avalia que muitas famílias vão optar por não viajar no período e estarão ansiosas para se reunir, o que pode ajudar nas vendas. “O movimento do varejo neste momento é para fortalecer o calendário promocional de Dia da Criança, Black Friday e Natal, para minimizar os prejuízos registrados em seis meses de pandemia”, diz Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). “As empresas vão tentar inovar, para trazer o cliente”

Principal data comemorativa do varejo, o Natal em períodos normais costuma atrair às lojas movimento entre duas e duas vezes e meia a média de um mês normal, diz Sahyoun. Neste ano, não se sabe ainda exatamente como o consumidor vai se comportar, mas no setor é dado como certo que as vendas do comércio eletrônico devem continuar expressivas. Existe ainda a expectativa de que ações solidárias feitas por instituições e empresas deverão ser fortalecidas no período de fim de ano, o que deve também ajudar a movimentar a economia. (Folhapress)