ÍNDICE » Comércio aumenta nível de confiança

Publicação: 29/10/2020 03:00

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Pernambuco, que mede a percepção dos empresários do comércio sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo, registrou a terceira alta em outubro após cinco quedas consecutivas. O ICEC cresceu 6,9% entre setembro e outubro, saindo de 93,4 para 99,9 pontos, refletindo os números positivos do movimento das vendas do comércio no estado entre maio e agosto, onde o volume cresceu a taxas elevadas e bem acima do esperado pela maioria dos analistas de mercado.

O economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, ressalta que a confiança dos empresários do setor costuma ser mais alta no último trimestre do ano. “O empresário é beneficiado quando as pessoas continuam comprando. Muitas empresas tiveram aceleração da transformação digital nos últimos meses, conseguindo vender mais pela internet do que no início da pandemia”, afirma.

Datas importantes para o comércio, como o Dia das Crianças, em outubro; a Black Friday, em novembro; e o Natal, em dezembro, impulsionam a confiança dos empresários. Além do resultado das vendas, a confiança vem sendo influenciada pela manutenção do consumo das famílias diante da continuidade, apesar da queda no valor do benefício, do auxílio emergencial até dezembro de 2020.