CARIMBOS » Passaporte para estimular o turismo local

Publicação: 29/10/2020 03:00

O estado terá o seu próprio passaporte. Semelhante a um documento de verdade, mas sem valor oficial, o Passaporte Pernambuco permite que o viajante registre a passagem pelos locais que for conhecendo. Em cada lugar, um carimbo colorido poderá ser gravado no caderninho. O carimbo ficará disponível em hotéis, pontos turísticos, Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e restaurantes, por exemplo.

Tanto o passaporte quanto os carimbos podem ser obtidos gratuitamente. A partir da primeira semana de novembro, os primeiros passaportes serão entregues nos CATs da Região Metropolitana do Recife. Na sequência, serão enviados ao interior pernambucano. Eles poderão ser adquiridos em hotéis e pontos turísticos nas cidades que não dispõem de centros.

As agências de turismo que comercializam o destino Pernambuco também vão entregar o passaporte. A lista de distribuição inclui estabelecimentos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Piauí. Os carimbos serão entregues a estabelecimentos turísticos em geral por todo o estado.

“O passaporte é uma ferramenta que vai nos ajudar a despertar o desejo tanto do público para vir ao estado quanto dos agentes de viagens e operadores que venderem o destino”, afirma a diretora de Marketing da Empetur, Milu Megale.

O Brasil tem iniciativa semelhante na rota da Estrada Real, que tem mais de 1.630 quilômetros de extensão e passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao percorrer o caminho e obter um carimbo por cidade, o viajante da Estrada Real pode receber um certificado digital.