Prefeitura do Recife paga o 13o de uma só vez Servidores da ativa, aposentados e pensionistas vão receber o valor total do salário no dia 3 de dezembro, quando poderia ser quitado até 15 dias depois

Publicação: 29/10/2020 03:00

O 13º salário dos servidores da ativa, aposentados e pensionistas da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) será em parcela única. A data para a quitação foi anunciada ontem. Será na primeira quinta-feira de dezembro, dia 3. Apesar da crise provocada pelo novo coronavírus, o governo municipal informou que as folhas de pagamento de novembro e de dezembro serão pagos, respectivamente, nos dias 30 e 29 de cada mês.

Ao somar o desembolso de novembro, dezembro e do 13º salário com o pagamento da folha de outubro, a prefeitura afirma que o poder público municipal estará injetando R$ 881 milhões na economia da capital pernambucana. A quitação da folha deste mês foi antecipada para ontem, em virtude ao Dia do Servidor Público.

“Durante toda nossa gestão, priorizamos e valorizamos o nosso servidor. Conseguimos manter por todo esse tempo nosso compromisso com o pagamento do salário sempre dentro do mês trabalhado e agora estamos num momento importante de retomada da economia, com o controle dos indicadores da pandemia, injetando quase R$ 900 milhões, ajudando a gerar emprego e renda num momento tão desafiador”, afirmou o prefeito Geraldo Julio (PSB). Ele deixa o comando da prefeitura no fim deste ano após duas gestões. A primeira eleição ocorreu em 2012 e a segunda, em 2016.

O secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio, destacou que a prefeitura, ao pagar os salários em dia, permite o planejamento financeiro dos servidores. “Foram duas gestões, um total de oito anos, seguindo um calendário, em respeito ao maior patrimônio de qualquer organização, pública ou privada, as pessoas”, afirmou. De acordo com ele, os gastos com pessoal sempre obedeceram ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

As dificuldades enfrentadas pelo município com a pandemia foram pontuadas pelo secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas. Ele afirmou que o novo coronavírus fez a atividade econômica despencar e, consequentemente, as receitas municipais. Para o secretário, “a ação permanente do prefeito e do Núcleo de Gestão em busca do equilíbrio fiscal foi decisiva para que o município proporcionasse os leitos que salvaram a vida das pessoas gravemente acometidas pela Covid-19 e, ainda assim, ser capaz de manter as contas em dia”.

Ricardo Dantas pontuou também que o município chega ao fim do ano com as contas equilibradas e que a antecipação do pagamento integral do 13º salário, para o início de dezembro, é a forma da gestão contribuir para a economia local.