Porto de Galinhas reabre vagas com volta do turismo No auge da pandemia, a redução dos postos diretos de trabalho no balneário de Ipojuca, no Litoral Sul, chegou a 40%, número que diminuiu para 25%

Publicação: 02/12/2020 03:00

A praia mais famosa de Pernambuco, Porto de Galinhas, tem se destacado no cenário nacional, com a retomada do turismo brasileiro. Após os meses mais duros da pandemia da Covid-19, quando ocorreu uma perda de 40% dos postos de trabalho, o balneário recuperou parte do capital humano e, agora, registra 25% de queda no número de empregos diretos. Para atrair mais visitantes e mostrar os protocolos de segurança que têm adotado, o trade turístico local realizou ontem o segundo dia do Visit PE Trade Show, evento com o objetivo de firmar o destino como um dos mais desejados do Brasil.

Antes da pandemia, a taxa média de ocupação da rede hoteleira de Porto de Galinha variava entre 70 e 75%. Atualmente, a média está em 60% de ocupação. “Um hotel de 200 quartos emprega cerca de 250, 300 pessoas. Mesmo com os planos de redução de jornada e suspensão de contratos, foi reduzida, na pandemia, em 40% a nossa força de trabalho. Com a reabertura e o turismo melhorando mensalmente, os hotéis recontrataram. Em pesquisa interna que fizemos, temos hoje uma perda de 25% da força de trabalho que tínhamos no pré-pandemia”, esclareceu o presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Eduardo Tiburtius.

O trade de Porto de Galinhas apresentou o protocolo de convivência com o novo coronavírus, elaborado em parceria com o Real Hospital Português  do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As medidas adotadas nos estabelecimentos do Litoral Sul do estado foram aprovadas pela turista alagoana Ana Paula Pereira, 45 anos. A auditora fiscal viajou com  a família “Esta foi a nossa primeira viagem e estou me sentindo segura por causa do protocolo que estou vendo ser praticado”, disse.

“O nosso cliente principal sempre foi o turista nacional, principalmente vindo do Sul e Sudeste, assim como o regional, de Alagoas ao Rio Grande do Norte, ou seja, aqueles que vêm de carro. Antes da pandemia, essa parcela representava de 70 a 80% da nossa ocupação”, disse Tiburtis. O turista internacional era de 20 e 30% e ainda não retornou.
 
Porto de Galinhas

 
  • 17 hotéis

  • 1,2 milhão de turistas em 2019

  • 500 mil turistas em 2020 (até novembro)

  • 20 mil empregos diretos e indiretos

  • R$ 2 bilhões movimentados pelo turismo em 2019

  • R$ 1,1 bilhão movimentado pelo turismo em 2020
 
Fonte: Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau