Suape pode ganhar terminal de passageiros Viabilidade do projeto, focado no turismo de cruzeiro, será discutido pela Prefeitura de Ipojuca, a Embratur e o Estaleiro Atlântico Sul

Anamaria Nascimento
anamaria.nascimento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/12/2020 03:00

Um projeto de um Terminal Marítimo de Passageiros no Porto de Suape, Litoral Sul, foi criado pela Prefeitura de Ipojuca. O objetivo da Secretaria Municipal de Turismo é atrair os cerca de 2,5 mil turistas que viajam nas nove embarcações que devem passar pela costa brasileira nas próximas temporadas de cruzeiros. A ideia foi apresentada na abertura do Visit PE Travel Show, ontem. O evento acontece em Porto de Galinhas e tem como meta fomentar o turismo na região.

Detalhes do projeto serão discutidos amanhã entre representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), da Secretaria de Turismo de Ipojuca e do Estaleiro Atlântico Sul. “A ideia é ter essa estrutura em Suape, em parceria com o estaleiro. Nossa expectativa é que esse terminal se torne um hub de Pernambuco. Há uma demanda muito grande para turismo flutuante. Cerca de 95% dos turistas que visitam um destino vindo em navio voltam para passar de cinco a seis dias no local posteriormente”, afirmou a secretária municipal de Turismo, Carol Vasconcelos.

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, aprovou o projeto e disse estar empenhado em torná-lo realidade. “Muito me entristece ver que Porto de Galinhas não tem uma marina, um píer e nenhuma estrutura de ponto de navegação para atrair os turistas, apesar de ter potencial para isso”, pontuou.

A expectativa do município é que o Porto de Suape esteja recebendo turistas em um ano. A estimativa da prefeitura é que cerca de 80% dos turistas que desembarcam no Porto do Recife visitam Porto de Galinhas, fezendo o  percurso terrestre entre os dois destinos. De carro, o trajeto de 70 km é feito em cerca de uma hora e meia. Com o terminal, o tempo da viagem seria encurtado para 30 minutos.