Cadeia produtiva será afetada

Publicação: 13/01/2021 03:00

O presidente Jair Bolsonaro lamentou ontem o desemprego causado pelo fechamento das fábricas da Ford. Seriam 5 mil empregos diretos no Brasil e na Argentina, mas o número será maior quando entram os indiretos. Os sindicatos falam em 50 mil ao dimensionarem toda a rede produtiva. No entanto, segundo o presidente, faltou a empresa dizer a “verdade”: que queria subsídios para continuar no país.

“Há três anos a Ford anunciou que não ia mais produzir carro de passeio nos Estados Unidos. E a falta de ambiente de negócio na verdade, eles tiveram subsídios nossos nos últimos anos de R$ 20 bilhões. Queriam renovar subsídios para fazer carros brasileiros. Agora tem a concorrência também aí, chinesa, entre outros. Então saiu uma que num ambiente de negócio, quando você não tem lucro, você fecha. Assim é na casa nossa”, apontou Jair Bolsonaro.

Em nota, a Central Única dos Trabalhadores e a Força Sindical apontam o governo do presidente como um dos responsáveis pela situação. “A Ford ‘foge” do Brasil deixando um rastro de desemprego e desamparo, após ter se valido durante muitos anos de benefícios e isenções tributárias dos regimes automotivos vigentes desde 2001, e que definiram a instalação da empresa em Camaçari, bem como a permanência das suas atividades no Ceará”, afirmam as centrais.