DP+AGRO » Programa impulsiona a cultura da banana na Zona da Mata Norte Iniciativa do governo do estado e do Sebrae-PE capacita produtores para melhorar escoamento e venda

Thays Martins
thays.martins@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 26/07/2021 03:00

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado, em parceria com o Sebrae-PE, lançou o programa Bananicultura de Pernambuco. O objetivo é impulsionar a produtividade na região da Mata Norte, valorizando a agricultura familiar e os empreendimentos da área. O projeto será realizado inicialmente nos municípios de Macaparana, São Vicente Ferrer e Machado, e posteriormente em Vicência. A parceria pretende melhorar o escoamento e a comercialização da produção. Atualmente, Pernambuco é o segundo maior produtor da banana do Nordeste e o quinto do Brasil, com potencial de crescimento.

Segundo o gerente do Sebrae-PE na Zona da Mata, Alexandre Alves, o programa identificou os agricultores através das prefeituras municipais. “Serão atendidos, a princípio, 60 produtores. Pretendemos trabalhar as formas de comercialização e prospecção de novos mercados. Como esses produtores são de pequeno porte, há necessidade que eles se organizem para comercializar melhor a produção de banana”, explica.

O Bananicultura de Pernambuco qualificará os agricultores, ajudando a evitar, por exemplo, perdas em decorrência de pragas como o Mal da Sigatoka, um fungo que pode danificar toda a plantação.

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, esclarece que, com o estímulo do governo do estado à banana, como houve em Triunfo em relação às plantações de café, os agricultores poderão produzir e comercializar ao longo de todo o ano, impactando diretamente na geração de empregos e no estímulo do comércio. “Com a banana, é possível produzir polpa, aguardente, licor, ovos de páscoa, doces, geleia, farinha e chips. No mercado alimentício, também há chances de produção de alimentos industrializados para comercialização. Pernambuco é um dos maiores produtores de banana do país. Esperamos que nossa posição no ranking nacional melhore ainda mais”, explicou.

O Nordeste é atualmente o maior produtor do país, com 34,2% do total, enquanto o Sudeste responde por 34,1%. “Estamos na ordem de 490 mil toneladas por ano em Pernambuco. As principais variedades são pacovan e prata. As regiões que se destacam são a Zona da Mata Norte, principalmente, e o Vale do São Francisco. Vemos essa parceria como uma grande oportunidade de estabelecimento e implementação de estratégias de comercialização de derivados da banana. Um dos principais desafios é o escoamento da produção e a agregação de mais valor e mais renda”, disse o gerente Alexandre Alves.

O produtor que se interessar deve procurar as secretarias de Agricultura dos quatro municípios participantes e solicitar a inclusão no Bananicultura de Pernambuco.
 
Números
 
  • 490 mil toneladas são colhidas por ano em Pernambuco

  • 34,2% da bananicultura nacional vêm do Nordeste, principal região produtora

  • 60 agicultores serão beneficiados pelo programa estadual inicialmente