Vagas temporárias devem crescer 20% Expectativa é de que haja cerca de 1.400 contratos a mais neste ano, de agosto a dezembro, do que o número do mesmo período de 2020

Danielle Santana
ESPECIAL PARA O DIARIO
danielle.gomes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/08/2021 03:00

Com o avanço da vacinação e a flexibilização das medidas restritivas, Pernambuco vive a expectativa de aumento de contratações temporárias a partir deste mês. De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), o avanço no número de admissões deverá ser de 20% até o final do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual representa cerca de 1.400 novas vagas.

A modalidade, regulamentada por lei, foi responsável por 4.737 admissões em Pernambuco até junho deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2020, 13.112 pessoas foram contratadas no estado para exercer algum tipo de atividade temporária. Do total, 53,84% das vagas foram abertas a partir de agosto, o que totaliza 7.059 admissões.

Até o início deste mês, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), utilizado pelas Agências do Trabalho, havia contabilizado a oferta de 961 vagas temporárias. “Acreditamos que a expectativa é muito positiva até o final do ano, com a retomada e abertura de segmentos que estavam fechados, especialmente os serviços. Esperamos que esse número possa surpreender no final do ano, quando as vendas serão aquecidas”, afirmou o secretário do Emprego, Trabalho e Qualificação do estado, Alberes Lopes.

Diretor regional da Asserttem, Cristian Giuriato afirma que o período atual marca o início da demanda por esse tipo de vaga. Em Pernambuco, a indústria e o setor de serviços costumam ser os mais aquecidos. No terceiro semestre temos uma demanda do varejo que dura até o final do ano. Ela começa a se intensificar na segunda metade de agosto”, disse o diretor.