Shows e bailes poderão receber 2,5 mil pessoas Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19, permitindo maior público nos eventos

ÍRIS COSTA
ESPECIAL PARA O DIARIO
iris.costa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/09/2021 03:00

Entrarão em vigor, na segunda-feira, novas flexibilizações do Plano de Convivência com a Covid-19. A principal novidade é a autorização de eventos culturais, shows e bailes com até 2,5 mil pessoas ou 50% da lotação do local, o que for menor. O aumento de público também beneficiará os eventos corporativos e os bares e restaurantes. Os anúncios foram feitos pela secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, em entrevista coletiva na tarde de ontem.

Os organizadores dos eventos culturais deverão assegurar que 90% dos ingressos sejam destinados a pessoas que completaram o esquema vacinal, seja com as duas doses ou a dose única. Os outros 10% serão vendidos a pessoas que receberam apenas a primeira dose, mediante apresentação de exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

“Como uma forma de estimular a vacinação, durante os meses de setembro e outubro, 90% das pessoas que frequentam esses grandes eventos terão que tomar as duas doses da vacina. Apenas 10% poderão ter somente uma dose da vacina, além da testagem. A partir de novembro a gente dobra a capacidade. Esse era um anseio do segmento, que a gente desse previsibilidade para que eles pudessem se organizar. Em novembro aumentaremos a capacidade para cinco mil pessoas e, a partir daí, o público todo precisará ter a imunização completa, com as duas doses da vacina (ou a dose única)”, explicou Vilaça.

Quanto à realização, os shows poderão acontecer até 1h da madrugada, com duração de até sete horas. “A nova flexibilização não abrange a área de dancing, mas será permitido ficar em pé utilizando a máscara”, explicou a secretária-executiva, acrescentando que a máscara só poderá ser retirada quando se estiver consumindo comida ou bebida.

Já os eventos corporativos, colações de grau, aulas da saudade e os cultos ecumênicos poderão ser realizados com capacidade máxima de 2,5 mil pessoas ou 80% do local, o que for menor. “O uso da máscara permanecerá obrigatório, desde que não se esteja consumindo comida ou bebida. Os participantes também deverão permanecer sentados, mas poderão ficar em pé, desde que estejam usando máscara”, ressaltou Ana Paula.

Cinemas, teatros e circos vão seguir a mesma regra de capacidade dos eventos corporativos. A única diferença é que esses últimos vão poder funcionar das 9h à 1h. “Igrejas e atividades religiosas seguem a mesma capacidade e os protocolos imunizantes. O que muda é o horário de funcionamento, que será das 5h à 1h da madrugada”, acrescentou a gestora. Já os eventos sociais e bufês poderão funcionar em todo o estado das 8h à 1h, todos os dias da semana. A capacidade máxima será de 2,5 mil pessoas ou 50% do local, o que for menor.