Economia terá injeção de R$ 3,3 bi com salários Montante é a soma dos pagamentos do 13° salário dos funcionários públicos do estado, pago em parcela única, e dos salários de novembro e dezembro

Publicação: 28/10/2021 03:00

O 13º salário do funcionalismo estadual será pago em parcela única no dia 13 de dezembro. Anunciado ontem pelo governador Paulo Câmara (PSB), o pagamento está programado dentro de um calendário que prevê a quitação de três salários em um período de 30 dias. A soma de todos representa uma injeção superior a R$ 3,3 bilhões na economia pernambucana.

De acordo com o cronograma, a folha de novembro será paga no dia 30 do mês, enquanto a de dezembro está marcada para o penúltimo dia de 2021. A quitação de outubro foi antecipada para hoje, quando se comemora o Dia do Servidor.

Ao anunciar o calendário de pagamentos , Paulo Câmara agradeceu “a dedicação e o profissionalismo” dos servidores públicos “em tempos tão desafiadores como estes que estamos vivendo”. No caso, de enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Muito me orgulha ser servidor público há 28 anos e contribuir para o avanço do nosso estado e a melhoria do atendimento à população”, acrescentou ele, que é auditor de contas concursado.

O governo estadual vem pagando o 13º salário em parcela única desde 2017, ano em que o depósito ocorreu no dia 15 de dezembro. Os depósitos dos anos seguintes também ocorreram no último mês do ano, sendo a quitação feitas com pouca variação de data. Em 2018, ocorreu em 18 dezembro, a mesma data do ano passado. O depósito da parcela única de 2019 aconteceu em 20 de dezembro.

O pagamento em duas parcelas foi registrado pela última vez em 2016, com a primeira quitada em 30 de novembro e a segunda em 20 do mês seguinte. Em 2015, um ano de contas públicas mais equilibradas, o estado antecipou a primeira parcela para 27 de julho, ficando a segunda para 15 de dezembro.