Vagas serão distribuídas entre Recife, Petrolina e Garanhuns

Publicação: 06/12/2021 03:00

O edital para os três cursos técnicos gratuitos do Senar/PE será publicado no site http://etec.senar.org.br/processo-seletivo/ a partir desta segunda-feira. As vagas são prioritárias para o público rural, mas o público geral também pode se inscrever, e os interessados em participar devem ter o Ensino Médio concluído. As aulas estão previstas para começar no primeiro semestre de 2022.

As vagas serão distribuídas entre três municípios pernambucanos. No Recife, haverá uma turma para 25 alunos para o curso de agronegócio. Petrolina vai receber as aulas dos cursos de agronegócio e fruticultura, com 30 vagas em cada turma. Já Garanhuns terá um grupo com 30 vagas para o curso de zootecnia.

“Costumamos ter uma grande demanda para esses cursos. Em Petrolina, por exemplo, temos 30 vagas e é comum chegar a 300 inscrições”, afirma Marli dos Santos Silva, supervisora pedagógica do Senar/PE. Por isso, existem critérios de seleção para definir quem vai fazer os cursos técnicos gratuitos.

“Fazemos primeiro uma análise de documento para certificar que o aluno tem a formação exigida, que é o Ensino Médio completo. Depois, o segundo critério é para o público prioritário, que é o produtor ou familiar de produtor ou colaborador do produtor. Não tendo público suficiente para essas vagas, aí passamos a atender o público em geral”, pontua Marli.