Compra e venda de imóveis cresce 10,1% no Recife A capital pernambucana apresentou o quarto melhor desempenho do país, segundo informações cartoriais analisadas pelo RIB e pela Fipe

Publicação: 04/01/2022 03:00

O Recife está entre as cidades de maior crescimento de compras e vendas de imóveis no país. Dados do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgados no dia 30 de dezembro do ano passado, indicam que este mercado na capital pernambucana cresceu +10,1% em outubro quando comparado a setembro. Foi o quarto melhor desempenho entre 14 municípios de sete estados pesquisados. Em outubro, os cartórios recifenses registraram 1.243 transferências de imóveis, sendo 852 compras e vendas.

Em termos percentuais, o Recife foi superado na comparação entre outubro e setembro deste ano somente por Fortaleza (CE), Santos (SP) e Ribeirão Preto (SP), com 25,9% 12,8% 11,0%, respectivamente. O mesmo não se pode dizer em relação a outubro de 2020. Embora com números positivos, de 9,8% de crescimento, o Recife cai no ranking para o oitava lugar. Além de Fortaleza, Santos e Ribeirão, aparecem Curitiba (PR), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O levantamento reforça a hipótese de que o mercado imobiliário vive um momento positivo mesmo frente ao cenário econômico instável no país. Ao todo, os cartórios de registro contabilizaram 40.088 compras e vendas de imóveis em outubro e 40.082 em setembro deste ano.
 
Causas
“Acreditamos que o aumento de crédito disponível e a baixa taxa de juros, aliados a um novo olhar sobre as moradias, com mais valorização do bem-estar e do conforto no ambiente domiciliar, tenham sido fatores que influenciaram diretamente no aquecimento do setor”, pontua a diretora de Relações Institucionais do RIB, Patrícia Ferraz.

No acumulado dos últimos 12 meses, o Recife apresenta um aumento de compra e venda de imóveis de 12,2%. Fortaleza se destaca neste recorte, com melhora de 85,3%, seguida de Santos (SP), 54,0%, e Florianópolis (SC), 53,0%. Guarulhos, à beira-mar paulista, aparece com 33%.