Nova Fiat Toro com motor mais potente e moderno O motor Turbo 270 é uma das grandes novidades da nova geração da picape produzida pela Stellantis

Marina Costa
Estúdio DP

Publicação: 19/01/2022 06:45

A Fiat Toro está passando por evoluções em seu estilo, performance, tecnologia e conectividade. Uma de suas novidades mais notáveis encontra-se debaixo do capô: o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil. A picape é fabricada no Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, Zona da Mata Pernambucana, conta com sete versões e já está à venda na rede de concessionárias da marca.

Atendendo aos requisitos de globais de mercado e produzido no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, o inédito motor Turbo 270 da Nova Toro é o resultado de uma grande evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados desempenho e potência. O motor também oferece mais rapidez nas retomadas com atuação do turbo a partir dos 1.500 rpm, garantindo uma condução segura e prazerosa do novo veículo. Ele é capaz de gerar 185 cv de potência máxima rpm e torque máximo de 270 NM a 1.750 rpm abastecido com etanol. Com gasolina, a potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque. O motor é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, que já está presente em outros propulsores com excelente performance. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.

A tecnologia dispõe de um controle das válvulas ainda mais flexível. O novo perfil de came com pré-levantamento permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando a recirculação dos gases, com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial. O levantamento da válvula de admissão do MultiAir é mais extenso e possibilita gerenciar a taxa de compressão efetiva do motor, reduzindo o risco de pré-detonação, independente do combustível utilizado.

Além disso, o propulsor conta com um sistema avançado de sobrealimentação. O turbocompressor de baixa inércia e com volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor. O coletor de escapamento integrado reduz o turbo lag e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador, favorecendo o tempo de resposta e um menor consumo do combustível.

O ângulo dos injetores de combustível também é um destaque do sistema. Posicionados quase verticalmente a 23 graus, as emissões são reduzidas graças ao menor contato do spray com a parede do cilindro. Eles favorecem a formação de mistura evitando o comprometimento do filme de óleo lubrificante na camisa do cilindro.

Com qualidade internacional, o motor Turbo 270 possui tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano. Outra característica técnica com o mesmo propósito é o termostato elétrico, comandado pela centralina, que faz com que o motor atinja e mantenha sua temperatura ideal de funcionamento com mais velocidade e precisão.

Junto ao novo motor Turbo 270, a Fiat Toro está equipada com novos recursos que colocam a picape em condição ainda mais vantajosa para a condução fora de estrada: novo diferencial eletrônico E-Locker com TC+, 4x4 Low, controle eletrônico de descida (HDC) e ABS Off-Road