Nova fábrica da Tramontina cria 300 vagas Unidade aberta em Moreno, na RMR, recebeu aporte de cerca de R$ 400 milhões e tem capacidade para produzir 46 mil peças diárias, entre pratos e xícaras

Publicação: 18/05/2022 03:00

O grupo Tramontina inaugurou ontem a segunda unidade industrial em Pernambuco. Com foco na porcelana de mesa, a planta de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), tem capacidade para produzir até 46 mil peças diárias e emprega inicialmente 300 pessoas de forma direta.
 
Com obras iniciadas em 2018, a fábrica contou com um aporte avaliado em R$ 400 milhões, considerado o maior do grupo nascido no Rio Grande do Sul em 1911. Para viabilizar o complexo, que utiliza inteligência artificial e robotização na linha de produção, a Tramontina contou com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do governo de Pernambuco. O estado doou o terreno de 66,2 hectares para a construção da planta.
 
“Nós gostamos muito da região e já percebemos, em outros projetos, que temos mão de obra especializada, além de um porto [Suape] aqui ao lado, que facilita muito a exportação, e nós exportamos para uns 120 países”,    disse o diretor-executivo da Tramontina, Rui Baldasso.  Além dele, participaram da inauguração o presidente do grupo, Clovis Tramontina, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, João Campos.
 
Além da boa logística, a fábrica de Moreno dispõe de incentivos fiscais do estado, contando com o benefício de 85% de crédito presumido no saldo devedor do ICMS por ao menos 10 anos.
 
A Tramontina decidiu investir em porcelana, em 2014, ao constatar que o país tinha uma demanda não atendida e um pequeno número de fabricantes. Serão produzidos mais de 200 itens, entre pratos, xícaras, pires e canecas, em Moreno. No Recife, o grupo produz móveis de plástico injetado e rotomoldados.