Perdas caem no transporte com uso da tecnologia Adoção de medidas com a roteirização de trajetos de cargas pode levar à queda de 6% no custo dos combustíveis e a um lucro de até 22% por pedido

Publicação: 21/05/2022 06:30

Aedição da medida provisória (MP) que altera a lei referente ao frete pago a transportes de carga, no último dia 17, é visto como um “agrado” pelos caminhoneiros. O documento, segundo a categoria e os empresários do setor, não resolve em definitivo a questão provocados pelas altas constantes do diesel, mas ajuda. Enquanto isso, as emprestas apostam em soluções para driblar a crise. A MP reduz de 10% para 5% o percentual de variação no preço do diesel para a correção dos valores da tabela.

Entre as soluções está uma na área de automação. As empresas apostam na roteirização de trajeto, por exemplo, o que leva a rotas mais curtas e eficientes, possibilitando um tempo menor de percurso. A adoção destas medidas é capaz de reduzir em até 6% o custo do combustível e ainda pode gerar um lucro de 22% por pedido ao motorista.

O diretor comercial e Marketing da Lincros, André Jacinto, afirmou que a redução está na distância que você percorre para fazer as suas entregas. “Isso, consequentemente, gera menos distância, menos gasto com quilômetro e, assim, menos gastos com combustíveis”, explicou. A Lincros é uma plataforma voltada a questões de logística.

Em determinados cenários, segundo André, a empresa consegue até 10% de redução de custos ao final do mês. “Além dos combustíveis, outros benefícios indiretos são importantes: servem como manutenção de veículos, já que o motorista roda menos e evita grande quantidade de veículos nas estradas. Basicamente, quando a empresa foca na otimização da rota, ela potencializa a sua distribuição em um todo”, completou.

As medidas resolvem, por exemplo, um item carro às empresas, que é a subutilização dos veículos. “Ao invés das empresas terem um veículo que tenha apenas 50% de sua ocupação, terá um planejamento melhor e, consequentemente, terá um gasto menor por quilômetro”, pontuou

Para ele, a questão de conseguir entregar sua mercadoria de uma maneira mais rápida é um diferencial competitivo melhor do que uma redução de custo em si”, afirmou, lembrando que a tecnologia, quando aliada aos processos e pessoas, sempre trará resultados positivos, tanto na redução de custos quanto em diferenciais competitivos, melhoria na experiência do cliente e aumento da margem de lucro.