Obra no Aeroporto vai até outubro do próximo ano Atualmente, terminal pernambucano se destaca como um dos seis maiores do Brasil em número de passageiros embarcados e quarto em volume de cargas

Publicação: 05/08/2022 03:00

Com previsão de entrega até outubro de 2023, as obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre já foram iniciadas. A reforma, que faz parte de um pacote de investimento global de R$ 1,4 bilhão da Aena Brasil em seus terminais, deverá gerar 1,5 mil postos de trabalho.

Atualmente, o terminal pernambucano se destaca como um dos seis maiores em número de passageiros embarcados e quarto em volume de cargas. No último mês, o aeroporto registrou um aumento de 10% no número de assentos nos voos em relação ao mesmo mês de 2019.

A área de embarque atual ganhará 7 mil m2. O equipamento receberá ainda novas lojas de alimentação, um mini mercado, novas salas vip e auditório, novo sistema de bagagem automatizado e retrofit das esteiras existentes e implantação de uma nova de alta capacidade.

Também serão implantadas novas pontes de embarque e reforma das atuais, pátio e sala de embarque remoto ampliados, um novo píer internacional. Os fluxos serão melhor sinalizados e mais intuitivos e está prevista a automação do controle de passaportes com e-gates e dos acessos ao canal de inspeção, agora com leitura digital dos cartões de embarque, mas adaptável para biometria.

Serão mais de 24 mil m2 em novas áreas, incluindo o píer internacional reversível. De acordo com a Aena, a previsão é que até dezembro de uma nova área para aviação geral seja inaugurada. No último ano, a Aena investiu R$ 24 milhões com melhorias na iluminação, sinalização, climatização, acessibilidade e nos sanitários.