Para não acabar a folia, cuidado com os golpes Período é favorável para armadilhas financeiras. Ter cautela no uso da internet é a melhor estratégia para garantir os dias de Momo com alegria e o bolso cheio

MARCÍLIO ALBUQUERQUE

Publicação: 10/02/2024 03:00

O carnaval chegou, mas nem tudo é festa. Golpes financeiros costumam mais que dobrar nesta época do ano. Cartões e smartphones figuram como principais alvos, mas promoções falsas relacionadas ao carnaval também integram a lista de perigo.

A divulgação costuma ocorrer através de e-mails, mensagens de texto e redes sociais. “Confirmar a autenticidade das páginas é fundamental para não correr riscos”, explica Leonardo Miele, diretor da Asper,  especializada em cibersegurança.

Durante o carnaval, roubos e furtos são ampliados, aproveitando a aglomeração de pessoas. É importante manter os pertences em locais seguros, evitar compartilhar informações, como a localização, além de estar atento a atividades suspeitas nas contas bancárias. É válida, ainda, a precaução com redes Wi-Fi públicas, que tornam os equipamentos mais vulneráveis a invasões.

“Os golpes do Pix e do Whatsapp estão em alta. Por isso, alertamos para que as pessoas não acessem links duvidosos e que fujam de conteúdos enviados por desconhecidos”, alerta Wilde Lins, coordenador de Negócios da Sicredi Expansão.