Diario na História

Publicação: 01/08/2018 09:00

HÁ 175 ANOS
Terça-feira, 1º de agosto de 1843
A chegada de S. M. a Imperatriz - Já começarão os apreços para os festejos com que deve ser recebida a Augusta Consorte de S. M. o Imperador; e consta-nos que montão a grande quantia as subscripções promovidas para os arcos triumphaes, &c. S. M. a Imperatriz deve desembarcar no novo caes do Valongo, seguindo depois pela rua do mesmo nome, Largo de S. Joaquim, S. Pedro, Direita, à Capella Imperial.

HÁ 150 ANOS
Sábado, 1º de agosto de 1868
Revista Diaria - Ante-hontem, 30 de julho, teve lugar no Santa Isabel o espectaculo concerto em beneficio da nossa jovem patricia D. Angelina Bottini, pianista e harpista, que arrancou ao publico merecidas palmas, quer com os accordes de seu piano, quer com as maviosas notas de sua harpa.

HÁ 125 ANOS
Terça-feira, 1º de agosto de 1893
Santa Catharina - De Tubarão diz o governador, João Cabral Collaço em 21 de julho: O movimento popular contra o Governo deste Estado, iniciado a 14 do corrente, está triumphante em todo o Sul do mesmo Estado. As Camaras Municipes, todas as autoridades do governo do tenente Machado foram depostas, sendo substituidas por outras proclamadas pelo povo.

HÁ 100 ANOS
Quinta-feira, 1º de agosto de 1918
Base de um canhão-monstro - NOVA YORK, 30 - O “New York Herald” anuncia que as tropas franco-americanas acabam de descobrir o segundo local onde os allemães haviam assentado um dos seus canhões-monstro com que bombardeavam Paris. Esse canhão estava localisado entre Montrevit e Notre Dame, sobre uma plataforma cavada num fosso de 3 metros de profundidade por 14 de largura.

HÁ 75 ANOS
Domingo, 1º de agosto de 1943
Rebenta uma revolução ao norte da Península - FRONTEIRA ÍTALIO-FRANCESA, 31 - Uma verdadeira revolução irrompeu no norte da Itália pouco antes da meia noite, hora de Milão, por motivo da advertência do comando aliado ameaçando uma ofensiva geral aérea contra as cidades italianas.  

HÁ 50 ANOS
Quinta-feira, 1º de agosto de 1968
Viagem para Corumbá de Jânio Quadros - Dando cumprimento a promessa que fizera ao general Sílvio Correia de Andrade, a uma hora da madrugada o ex-presidente Jânio Quadros entregou-se à Polícia Federal e seguiu imediatamente para a base aérea de Santos, onde já o esperava um C-47 da FAB, que levantou vôo com destino a Corumbá pouco depois.

HÁ 25 ANOS
Domingo, 1º de agosto de 1993
Só vitória livra Seleção da crise - SAN CRISTOBAL (Venezuela) - No seu terceiro compromisso pelas eliminatórias da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira busca a primeira vitória num jogo dramático contra a Venezuela, hoje. Vencer os frágeis venezuelanos é o único caminho para o selecionado vencer a crise.