Diario na História

Publicação: 02/10/2018 09:00

HÁ 175 ANOS
Segunda-feira, 2 de outubro de 1843
Escravos fugidos - No dia 17 p. p. fugio um escravo cabra de nome Luiz, sapateiro, tem no olho esquerdo uma belida, que tem quasi o olho cego, he quabrado das verilhas, estatura regular; quem o pegar leve a praça da Boa-vista n.24, que será gratificado.

HÁ 150 ANOS
Sexta-feira, 2 de outubro de 1893
Um Pouco de Tudo - Catastrophe - Reina a maior consternação na cidade de Gagliasi, onde acaba de saltar aos ares a fabrica de polvora. Pereceram alli um major de artilharia, um medico e muitos trabalhadores; foi consideravel o numero das pessoas feridas mais ou menos gravemente; restos humanos foram lançados juntamente com materias, a distancias incriveis.

HÁ 125 ANOS
O DP não circulou na segunda-feira, 2 de outubro de 1893. No dia 1º publicou:
Proprietarios de carros e carroças - A sociedade União beneficente dos proprietarios de carros e carroças convoca para hoje ao meio dia, na rua da Lapa n.10, uma reunião de proprietarios de taes vehiculos, afim de serem discutidos e approvados os estatudos da mesma sociedade.

HÁ 100 ANOS
Quarta-feira, 2 de outubro de 1918
Oliveira Lima na Argentina - Perante um auditorio numero realizou, na Faculdade de direito sua conferencia sobre “A sociedade das nações americanas e o direito das gentes” nosso hospede dr. Oliveira Lima. O vasto salão de honra estava occupado por uma concurrencia composta em sua maioria de estudantes e membros da intellectualidade e do foro argentino” (...).

HÁ 75 ANOS
Sábado, 2 de outubro de 1943
A seis milhas de Maceió, o covarde torpedeamento do “Itapagé” - RIO - Foi distribuída pelo Departamento de Imprensa e Propaganda a seguinte nota: “No dia 26 de setembro, foi torpedeado, ao largo da costa do Nordeste, o navio “Itapagé”, da Companhia Nacional de Navegação Costeira. O navio conduzia 35 passageiros, dos quais 29 foram salvos. Da tripulação, ainda estão desaparecidos 19 homens”.

HÁ 50 ANOS
Quarta-feira, 2 de outubro de 1968
Darci Ribeiro - RIO - Desembarcou no Aeroporto do Galeão, o professor Darci Ribeiro, que foi chefe da Casa Civil da presidência no Governo João Goulart. Estava exilado no Uruguai e declarou que ficará aqui dois dias, rumando depois para Montes Claros, em Minas, a fim de visitar sua mãe. Após, regressará a Montevidéu para buscar a família, devendo fixar-se na Guanabara.

HÁ 25 ANOS
Sábado, 2 de outubro de 1993
Vítimas de terremoto podem chegar a 30 mil - A Índia, sob o impacto de sua catástrofe natural mais grave em mais de meio século, mobilizou, ontem, suas forças em uma vasta opeação de salvamento, no dia seguinte a um terremoto que causou, segundo diversas fontes, quase 30 mil mortos e milhares de feridos. Na foto, indianos desolados.