Diario na História (19/03)

Publicação: 19/03/2019 09:00

HÁ 175 ANOS
Terça-feira, 19 de março de 1844
Vendas - Vende-se, ou permuta-se por escravos a parte de um sitio, com boa casa de vivenda, livre de penhora, ou hypotheca, situado no melhor local do Poço-da-panella, o qual é conhecido pelo sitio de João do Rego Falcão; tratar na pracinha do Livramento n.24, das 6 as 8 horas da manhã, e das 3 da tarde em diante.

HÁ 150 ANOS
Sexta-feira, 19 de março de 1869
Villa do Cabo - Domingo terá lugar o último sermão da presente quaresma. A concurrencia extraordinaria da população, o espirito religioso e o recolhimento, dizem-nos d’alli, que presidiram a esses actos, tornaram-os muito importantes. O Rvm. padre Vianna primou sempre pela concisão e clareza de suas predicas, pelo que alli todos unanimes em elogia-lo.

HÁ 125 ANOS
O DP não circulou na segunda-feira, 19 de março de 1894. Lia-se no dia 20:
Companhia Lyrica Sansone - Estreou no sabbado ultimo essa companhia chegada a esta capital. A peça escolhida para a estréa foi a grande opera Aida, de Verdi, a qual teve satisfatorio desempenho por parte dos artistas. Apezar do máo tempo que fez na noite de sabbado, a concurrencia ao espectaculo foi grande.

HÁ 100 ANOS
Quarta-feira, 19 de março de 1919
Travessia do Mediterraneo - PARIS, 18 - O aviador francez Lemaitre fez a travessia do Mediterraneo, partindo de Casa Blanca, em Marrocos, tendo chegado a 13 do corrente em Malaga. Dahi o aviador francez partio no dia immediato, pela manhã, com destino à Barcelona, onde chegou à tarde do mesmo dia.

HÁ 75 ANOS
Domingo, 19 de março de 1944
750 bombardeiros atacam os centros industriais do Reich - LONDRES, 18 - 750 Fortalezas Voadoras, “Liberators” e aviões de caça entraram em ação, hoje, contra a Alemanha. Foram violentamente atacadas as fábricas de Kugelfischer e Worke e mais duas oficinas destinadas à produção de munições e peças de aviação. Caças nazistas tentaram oferecer resistência aos aviões atacantes, mas o bombardeio foi efetuado com pleno êxito.

HÁ 50 ANOS
Quarta-feira, 19 de março de 1969
Empetur ensinará caminhos para Nova Jerusalém: guia - A partir de 1º de abril, a Empresa de Turismo de Pernambuco  iniciará a distribuição do rodograma de todas as estradas que conduzem à Fazenda Nova, onde será encenado o “Drama do Calvário” nos dias 3 e 4 daquele mês. Muito embora a construção da Nova Jerusalém se deva a iniciativa particular do jornalista Plínio Pacheco, o Governo do Estado vem dando total apoio à idéia, criando atrações e implantando rodovias para aquele local.

HÁ 25 ANOS
Sábado, 19 de março de 1994
Procissão dos Passos emociona - O calvário de Jesus Cristo foi relembrado, na tarde de ontem, no Centro do Recife, através da secular procissão de Senhor dos Passos. Esta é a 340ª vez consecutiva que a procissão percorre as ruas da Cidade, com a presença maciça de fiéis anônimos e ilustres da política local.