Diario na História (23/04)

Publicação: 23/04/2019 09:00

HÁ 175 ANOS
Terça-feira, 23 de abril de 1844
Escravos fugidos - No dia 11 do corrente fugio um negro de nome Manoel, da fasenda denominada Moçambique, pouco além do engenho Camaragibe; de estatura regular, secco do corpo, muito preto, feiçoes meudas, falla muito descançada, representa ter mais de 35 annos de idade; quem a pegar, leve a rua da Cruz n.57, a entregar a José Joaquim dos Reis, que recompensará.

HÁ 150 ANOS
Sexta-feira, 23 de abril de 1869
INTERIOR - Rio de Janeiro, 10 de abril de 1869 - S. M. o Imperador, acompanhado de seus semanarios, visitou hontem o laboratório do Campinho e examinou minuciosamente o estabelecimento e suas dependencias, a nova capella e o ramal da estrada de ferro do Campinho à Cascadura, assistindo em seguida a experiencias de alguns artificios de guerra.

HÁ 125 ANOS
O DP não circulou na segunda-feira, 23 de abril de 1894. Lia-se no dia 24: Conferencia - Realizou-se ante-hontem no Lyceu de Artes e Officios a primeira conferencia publica sobre Historia Patria. Às 7 horas da noite assomou a tribuna o sr. Marcellino dos Santos, alumno da cadeira de Historia do mesmo Lyceu. Cerca de 200 pessoas compareceram a esse acto de instrucção popular. O conferente sustentou a opinião de que o descobridor do nosso paiz foi o navegador hespanhol Vicente Janez Pinzon.

HÁ 100 ANOS
Quarta-feira, 23 de abril de 1919
Diversional Club - Este sympathisado gremio recreativo afogadense com sede no Largo da Paz offerecerá no proximo sabbado uma animada soirée dansante aos seus associados a qual promette revestir todo o realce. A commissão promotora organisou caprichoso programma para as dansas. A séde do Diversional Club será artisticamente decorada e apresentará feerica illuminação.

HÁ 75 ANOS
Domingo, 23 de abril de 1944
O primeiro-ministro visita as forças americanas - O sr. Churchill acompanhado pelo supremo comandante-chefe, general Eisenhower, visita as forças da Segunda Frente na Inglaterra. Na fotografia, vemos o primeiro ministro inglês ao lado de Eisenhower, quando de passagem por um acampamento americano.

HÁ 50 ANOS
Quarta-feira, 23 de abril de 1969
Enterro de Ataulfo é efetuado sob tumulto - RIO - Instalações quebradas, tampas de túmulos e cruzes arrancadas, duas prisões e dezenas de machucados: este é o saldo deixando ontem por mais de 15 mil pessoas que foram ao cemitério do Catumbi, mais para ver artistas de rádio e TV que o sepultamento do compositor Ataulfo Alves. Numerosos artistas do Rio e de São Paulo foram ao cemitério que se tornou pequeno demais para conter a multidão.

HÁ 25 ANOS
Sábado, 23 de abril de 1994
Cruzeiro substitui a URV - Com a queda acentuada nas vendas em URV, o comércio do Recife volta a operar em cruzeiros reais, aceitando cheques pré-datados e oferecendo descontos nas compras através de cartões de crédito. Os lojistas acreditam na recuperação das vendas quando o real entrar em vigor.