Diario na História (15/05)

Publicação: 15/05/2019 09:00

HÁ 175 ANOS
Quarta-feira, 15 de maio de 1844 Theatro publico - O proprietario da companhia nacional muito respeitosamente annuncia ao respeitavel publico desta cidade que tenciona dar a sua segunda funcção quinta-feira 16 do corrente, e espera, que os illustres espectadores se retirem satisfeitos com o divertimento que lhes vai apresentar, o qual será delineado de maneira seguinte: Depois da orquestra ter executado huma harmoniosa simphonia dará principio a primeira parte. (…) Principiará as horas de costume.

HÁ 150 ANOS
Sábado, 15 de maio de 1869 Epidemia na Batavia - As ultimas noticias dizem que grassa por Samarang uma terrivel epidemia. Milhares de indigenas tem morrido de febres. As embarcações grandes e pequenas estão sem tripolantes, e os navios por este motivo não podem descarregar-se. Morrem pelas ruas homens innumeros, e encontram- -se no bateis e nas casas cadaveres insepultos, tendo seus parentes e amigos fugido para as montanhas aonde o flagelo os vai seguindo com assustadora rapidez.

HÁ 125 ANOS
Terça-feira, 15 de maio de 1894 Festa inaugural - Teve lugar ante-hontem a festa da inauguração do ramal de Glycerio à União, no Estado de Alagoas. Para essa festa, de caracter inteiramente official, foram expedidos numerosos convites a fuccionarios publicos e imprensa. Às 4 horas da manhã partiu da estação Cinco Pontas o trem especial, levando os convidados.(...)

HÁ 100 ANOS
Quinta-feira, 15 de maio de 1919 Greve de maritimos - Ainda não está de todo soluccionado a greve dos marinheiros mercantes occorrida há dias no porto desta cidade. Quasi todos os vapores já zarparam com tripulações contractadas, devendo o mesmo fazer por estes dias os vapores “Mamoriá” e “Santa Cruz”.

HÁ 75 ANOS
O DP não circulou na segunda-feira, 15 de maio de 1944. Lia- -se no dia 16: Inundações em Alagoas – MACEIÓ, 15 - Com as copiosas chuvas que tem caído nos últimos dias, o rio Mundaú cresceu de volume, a ponto de transbordar. A população das cidades que habita às suas margens está ameaçada. A cidade de Rio Largo, no interior do Estado foi parcialmente devastada pelas águas, estando dezenas de pessoas desabrigadas.

HÁ 50 ANOS
Quinta-feira, 15 de maio de 1969 Queima da bandeira americana - MANILA, Filipinas - Manifestantes queimam uma bandeira dos Estados Unidos, em frente à embaixada americana em Manila. Conduzindo archotes e cartazes, cerca de cinco mil manifestantes marcharam sobre o Congresso e o Palácio Presidencial para opor resistência ao presidente Marcos, das Filipinas.

HÁ 25 ANOS
Domingo, 15 de maio de 1994 Congresso revela que o Brasil tem o pior trânsito do mundo - O Congresso Mundial de Acidentes de trânsito, que acontece na capital paulista a partir de amanhã, não está sendo realizado em terras brasileiras por acaso. O País tem um dos piores trânsitos do mundo e seus motoristas são considerados os mais mal educados do planeta. Somente em São Paulo, mais de três mil pessoas morrem, a cada ano, em acidentes de automóveis.