Diario na História (05/09)

Publicação: 05/09/2019 09:00

HÁ 175 ANOS
Quinta-feira, 5 de setembro de 1844
Avisos diversos - Na noute de terça-feira do corrente mez apparecceo nas lojas do hospital da Ordem Terceira de S. Francisco n.9, uma preta de nome Maria, a qual não diz quem he seu senhor; quem for seu dono, dirija-se a mesma casa a fallar com Theresa Maria de Jesus.

HÁ 150 ANOS
O DP não circulou no domingo, 5 de setembro de 1869. Lia-se no dia 6:
Naufragio - O patacho brasileiro Calado, de 118 toneladas, pertencente à praça da Bahia, que vinha de Assú para o nosso porto com carregamento de sal, apanhando muito máo tempo na altura do Pitangui ao sul do Natal, foi obrigado a correr à popa até aos baixos do porto de Macáu, com agua aberta, indo aí à pique. Salvou-se a tripulação, baggagem e algum material do navio.

HÁ 125 ANOS
Quarta-feira, 5 de setembro de 1894
Apuração de eleição - De accordo com o art. 4º das Instrucções de 16 de agosto ultimo, effectuar-se-ha, ao meio dia de 9 do corrente mez, na sala das sessões do Conselho Municipal, a apuração da eleição a que em 30 de Agosto se procedeu no municipio do Recife para prehenchimento da vaga de prefeito do mesmo municipio.

HÁ 100 ANOS
Sexta-feira, 5 de setembro de 1919
A situação de Villa Bella - Em telegramma dirigido ao sr. desembargador chefe de policia o sr. capitão Theophanes Torres communica a fuga precipitada dos cangaceiros que estão sendo perseguidos pelas forças aquarteladas em Villa Bella. O ataque ao povoado de Bom Nome, em Belmonte, assignalou apenas por um tiroteio entre a força legal e os faccinoras, não registrando mortes nem ferimentos.

HÁ 75 ANOS
Terça-feira, 5 de setembro de 1944
Rendeu-se a Finlândia - STOCKHOLMO, 4 - A Finlândia abandonou a guerra e rendeu-se aos russos pela segunda vez, nestes últimos quatro anos e meio de luta, na Europa. A ordem de cessar fogo foi marcada às oito horas do dia, hora finlandesa, para a suspensão das hostilidades.

HÁ 50 ANOS
Sexta-feira, 5 de setembro de 1969
Terroristas raptam no Rio e Ameaçam assassinar embaixador norte-americano - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Burk Elbrick, foi sequestrado ontem, à tarde, no Rio, por terroristas. Os sequestradores ameaçam executar o diplomata norte-americano. O rapto ocorreu pouco depois das 14 horas, quando o embaixador passava no seu automóvel, dirigido pelo motorista Custódio Abel da Silva, pelo Largo dos Leões, no Humaitá.

HÁ 25 ANOS
Segunda-feira, 5 de setembro de 1994
Sport reage e surpreende o Grêmio - Porto Alegre - Com muita determinação, os rubro-negros encararam o Grêmio no Estádio Olímpico e conseguiram excelente resultado no empate de um tento.