Diario na História (01/01)

Publicação: 01/01/2020 09:00

HÁ 175 ANOS
O DP não circulou na quarta-feira, 1º de janeiro de 1845. Lia-se no dia 2:
Declaração – Faz-se saber aos subditos britannicos residentes em Pernambuco, que no dia quarta-feira, 8 do corrente, pelo meio dia, terá lugar no Consulado Britannico, rua da Cruz, o primeiro annual ajuntamento dos subscriptores para os fins designados no Acto. Geo IV. Cap. S7. – Jusi Goring, Vice-consul.

HÁ 150 ANOS
Sábado, 1º de janeiro de 1870
Theatro Gymnasio Dramatico (No Monteiro) – Sob a direcção do artista De Giovanni – Quarta-feira, 5 de janeiro – Inaugurar-se-ha, com todo o brilhantismo possivel, o novo theatro Gymnasio Dramatico. O programma do espectaculo, será opportunamente annunciado. Os bilhetes acham-se, desde já, na casa n.38 à rua Bella e no escriptorio do theatro.

HÁ 125 ANOS
Terça-feira, 1º de janeiro de 1895
Festividade Religiosa – Hoje terá lugar na igreja da Madre de Deus a festividade religiosa do Senhor Bom Jesus das Portas. Haverá missa solemne e “Te-Deum” a noite. Depois de amanhã das 6 às 8 horas da noite o referido templo se achará aberto, em exposição aos fieis que quizerem visita-lo.  

HÁ 100 ANOS
Quinta-feira, 1º de janeiro de 1920
Anno Bom – O novo anno foi acolhido, como de tradicção, entre as alegrias do povo, sendo o seu advento commemorado com a celebração de diversas solemnidades religiosas e a realização de varios divertimentos populares. O movimento na rua foi intenso, trafegando com as lotações excedidas os carros da Pernambuco Tramways, rumo aos arrabaldes onde se realizavam animados festejos, como Afogados, Casa Amarella e Olinda que foram os pontos preferidos do povo.

HÁ 75 ANOS
O DP não circulou na segunda-feira, 1º de janeiro de 1945. Lia-se no dia 3:
Chega a Moscou a delegação Húngara – MOSCOU, 2 – Ontem, à noite, chegou a esta capital uma delegação do governo provisório húngaro, para concluir o armistício com a URSS. A delegação é composta do ministro das Relações Exteriores, Janos Gyeengoesy, ministro da Defesa, coronel geral, general Janos Voeroes; e secretário do gabinete, Istan Balogh.

HÁ 50 ANOS
Quinta-feira, 1º de janeiro de 1970
Recifense comemorou Ano Novo com grandes festas – A passagem do Ano Novo foi comemorada dentro de um clima de confraternização e alegria por todas as famílias recifenses, no recesso dos lares, nos templos onde foram oficializadas missas de meia-noite, parque de diversões, Sitio da Trindade, III Fecin, buates, e especialmente nos clubes de elite do Recife, entre os quais Internacional, Jóquei, Iate, Coutry, onde os tradicionais “Reveillon” transformaram-se em autêntica prévia carnavalesca.

HÁ 25 ANOS
Domingo, 1º de janeiro de 1995
Arraes assume hoje Governo – A ascensão do deputado federal Miguel Arraes ao Governo de Pernambuco, pela terceira vez e pelo voto direto, tem hoje duas solenidades distintas: primeira será a posse na Assembleia Legislativa e a segunda a transmissão de cargo, no Palácio do Campo das Princesas.

Anúncio do dia

HÁ 100 ANOS
Anúncio do remédio Gastricol publicado na edição do dia 1º de janeiro de 1920.