Diario na História (25/01)

Publicação: 25/01/2020 09:00

HÁ 175 ANOS
Sábado, 25 de janeiro de 1845
Escravos fugidos - Fugio no dia 6 do corrente o negro Manoel Benguella, baixo, cheio do corpo, pés curtos e grossos, rosto redondo e pouca barba, vagaroso no andar, tem officio de ferreiro; quem o pegar leve-o a rua do Aurora n.30, que será recompensado.

HÁ 150 ANOS
Quarta-feira, 26 de janeiro de 1870
Naufragio - Nos baixos de Maracajaú, no Rio Grande do Norte, perdeu-se a galera ingleza Gabalva, de 419 toneladas, capitão W. Ryde, que ia de Boston para a Australia, com kerosene, utensilios de agricultura e de marcenaria. O naufragio deu-se  no dia 8 do corrente, estando já ao passar do Ipojuca salva a maior parte do carregamento, e a tripulação.

HÁ 125 ANOS
Sábado, 26 de janeiro de 1895
Festa no Cabo - No domingo proximo, 27 do corrente, será celebrada, na matriz da cidade do Cabo, a já tradicional festa de S. Sebastião, a qual constará de missa solemne às 11 horas, orando ao Evangelho o Revm. padre Velloso; procissão à tarde, e “Te-Deum” às 7 1/2 horas da noute, pregando o mesmo sacerdote. Além dos ordinarios, haverá trens especiaes entre esta cidade e a do Cabo.

HÁ 100 ANOS
Domingo, 25 de janeiro de 1920
O “Polar Sea” - Após 8 dias de trabalho ininterrupto, foi hontem desencalhado o vaso americano “Polar Sea”, já despojado de sua avultada carga de carne congelada que se destinava a portos europeus. Esse resultado obtiveram os rebocadores “Salvador” e “Cory I”, às 17 1/2 horas, com o auxilio de escalphandristas que sondaram o local do encalhe e a posição exacta do vapor, de modo a permittir o reboque deste pelo canal dos baixios.

HÁ 75 ANOS
Quinta-feira, 25 de janeiro de 1945
Os brasileiros em ação no Chile - O selecionado do Brasil - atração máxima do Campeonato Sul-Americano Extra de Futebol - em sua estreia no certame, contra a Colômbia, apesar de ter vencido por 3x0, não correspondeu à expectativa que se formou em torno de sua atuação. Os jogadores brasileiros, por motivos aparentemente estranhos, não atuaram com o desembaraço do primeiro tempo no período final, o que surpreendeu não só a crítica chilena, mas também as outras delegações.

HÁ 50 ANOS
Domingo, 25 de janeiro de 1970
Finda hoje a III FECIN e palhaço Carequinha é uma atração especial - Encerra-se, hoje, no Sítio da Jaqueira, depois de ter sido visitada por um público aproximadamente de um milhão de pessoas, em 45 dias de funcionamento, a III Feira do Comércio e da Indústria do Nordeste - III FECIN. Como atração especial para o público infantil, a direção da III FECIN contratou,  para espetáculos em vesperal e “soirée”, no teatro da Feira, o famoso palhaço Carequinha.

HÁ 25 ANOS
Quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Agremiação aposta na fantasia - O Coral Carnavalesco Eu Quero Mais promete magia e beleza pelas ruas do Recife e Olinda no Carnaval de 95. A agremiação, que nasceu do “namoro” entre Bloco da Saudade e a troça “Eu Acho é Pouco”, sairá com 100 componentes fantasiados de pierrôs, colombinas e arlequins.

Anúncio do dia

HÁ 75 ANOS
Anúncio do aparelho e lâminas da Gillette publicado na edição do dia 25 de janeiro de 1945.