Alívio após 18 dias de escuridão O mundo acompanhou cada passo do resgate dos 12 meninos e seu técnico de futebol que ficaram presos em uma caverna inundada na Tailândia

Publicação: 11/07/2018 03:00

Mae Sai (AFP) - Depois de passarem 18 dias em uma caverna profunda na Tailândia, um episódio que manteve o mundo em suspense, todos os 12 meninos e seu técnico de futebol foram resgatados ontem. “Todos os 12 dos ‘Javalis Selvagens’ e o técnico foram extraídos da caverna”, informou o corpo de elite da marinha tailandesa, os SEALs, acrescentando que todos estão a salvo.

Ao longo do dia, as equipes de resgate conseguiram retirar os últimos meninos e seu treinador, em uma corrida contra o tempo e as chuvas torrenciais que atingem o país. Uma equipe de mergulhadores especializados e auxiliados por elementos de elite da marinha tailandesa conduziram com perfeição as operações que foram meticulosamente planejadas.

Entre os túneis inundados e estreitos por onde tiveram de passar, o percurso era longo e cheio de obstáculos mesmo para mergulhadores experientes. Os meninos não tinham experiência de mergulho e muito menos sabiam nadar. Os socorristas os treinaram a como usar a máscara e respirar debaixo da água através de um tanque de oxigênio. Um dos temores é que eles pudessem ter um ataque de pânico durante a travessia, mesmo que escoltados por um mergulhador.

A morte na sexta-feira passada de um ex-oficial da elite da marinha nacional que ficou sem oxigênio em uma área profunda da caverna ampliou as preocupações das autoridades sobre os perigos da rota de fuga.

Mas a arriscada operação teve início e, no domingo, quatro meninos foram resgatados. Outros quatro foram extraídos na segunda. “Os oito estão em bom estado, não têm febre”, disse à imprensa Jesada Chokedamrongsuk, secretário permanente do ministério da Saúde, no hospital Chiang Rai, falando à respeito dos primeiros oito meninos extraídos. “Todos estão em bom estado mental”, acrescentou Chiang Rai. Esta foi a informação mais concreta sobre o estado de saúde dos jovens anunciada até ontem à noite.

Os meninos foram submetidos a vários exames (sangue, raio X). Dois jovens, que apresentavam sintomas de pneumonia, receberam antibióticos e estão bem, revelou o secretário. Todos permanecerão em observação no hospital durante uma semana.

Saiba mais

Líderes mundiais, autoridades do futebol e um gênio da tecnologia se uniram às reações de alívio e alegria pelo incrível resgate dos adolescentes e de seu técnico de dentro de caverna na Tailândia. A seguir, algumas dessas reações:

Presidente dos EUA
“Em nome dos Estados Unidos, felicitações aos SEALs da Marinha tailandesa e a todos pelo bem-sucedido resgate de 12 garotos e seu técnico da perigosa caverna na Tailândia”, tuitou Trump. “Que momento bonito - todos livres, ótimo trabalho!”, acrescentou.

Premiê britânica

“Satisfeita de ver o bem-sucedido resgate dos que estavam presos em cavernas na Tailândia. O mundo estava assistindo e estará celebrando a coragem de todos os envolvidos”, tuitou a premiê britânica, Theresa May.

Elon Musk

"Grande notícia que eles saíram em segurança. Congratulações a uma notável equipe de resgate!", afirmou o guru da tecnologia Elon Musk, CEO da SpaceX, que até visitou o local da caverna e ofereceu o uso do protótipo de um minissubmarino feito de partes de foguete.

Mineiros chilenos

Mario Sepúlveda, um dos 33 mineiros chilenos que ficaram 69 dias debaixo da terra em 2010, comemorou a notícia do resgate dos jovens tailandeses. "Estou sentindo muita, muita emoção", declarou. Há alguns dias, Sepúlveda manifestou sua vontade de viajar à Tailândia para cooperar com os esforços de resgate dos adolescentes.

FIFA
A Fifa expressou sua "grande alegria" com o resgate dos meninos e de seu técnico e também manifestou sua "profunda gratidão a todas as pessoas envolvidas na operação de resgate, que infelizmente custou a vida de um dos mergulhadores. Mandamos uma mensagem para sua família". O presidente da Fifa, Gianni Infantino, havia convidado os meninos para assistirem à final da Copa em uma carta divulgada em 6 de julho. Os médicos afirmaram, porém, que os meninos devem permanecer internados para observação e recuperação.