Tragédia em lago artificial nos EUA Ventos de mais de 100 km/h viraram o barco com turistas, deixando 17 mortos e seis feridos no estado do Missouri

Publicação: 21/07/2018 03:00

Washington (AFP) - Uma embarcação de turismo virou e afundou durante uma tempestade na noite de quinta-feira em um lago do estado norte-americano do Missouri, matando 17 pessoas - informaram autoridades locais, acrescentando que há crianças entre as vítimas. O balanço de vítimas foi atualizado depois que mergulhadores encontraram os corpos de quatro pessoas desaparecidas. Segundo indicou à AFP o porta-voz do Missouri State Highway Patrol, Jason Pace, os corpos de todas as pessoas desaparecidas foram encontrados.

O barco foi visto lutando para chegar à costa contra os ventos fortes, antes de sucumbir às ondas e começar a afundar.  As 17 pessoas que morreram tinham entre 1 e 70 anos de idade e incluíam o condutor do barco, de acordo com o escritório do xerife do condado de Stone. Dois dos seis feridos se encontram em estado crítico, segundo a filial do Cox Medical Center, uma estrutura hospitalar instalada no Missouri.

Segundo Rader, 31 pessoas estavam na embarcação, um anfíbio que tinha rodas para circular também por terra. A tempestade “chegou muito rápido”, disse por telefone à AFP Rick Kettels, proprietário do Lakeside Resort, um complexo hoteleiro às margens do lago. “Vivi aqui a maior parte da minha vida e nunca tinha visto uma tempestade assim tão terrível”, declarou, acrescentando que o serviço meteorológico não alertou sobre sua iminência.

Kettels gravou um vídeo da margem antes de saber do naufrágio. Nas imagens, viam-se grandes ondas batendo no píer. “Olhando as ondas, não acho que o barco tenha tido qualquer chance”, afirmou. “(Os socorristas) chegaram lá rapidamente”, disse a testemunha ocular Curt Elleman à MSNBC. “O primeiro resgate foi de barcos particulares (...) e eles começaram a retirar as pessoas imediatamente”, disse.

O National Transportation Safety Board (NTSB) enviou uma equipe para investigar, e o xerife pediu que as testemunhas enviassem qualquer vídeo adicional do acidente. “Meu escritório falou com o NTSB”, tuitou a senadora Claire McCaskill, do Missouri. “Eles têm uma grande equipe indo para Branson (...) e terão investigadores lá por algumas semanas”, disse.

Ventos de 119 km/h

O Table Rock Lake é um lago artificial muito popular situado no sul do Missouri, na fronteira com o Arkansas. Na regiãom foram registrados ventos de até 119 km/h que provocaram quedas de árvores e cortes no fornecimento de energia elétrica, informou Steve Lindenberg, meteorologista de Springfield, 72 km ao norte de Branson. “Nossos corações estão cheios de pesar”, disse a cidade de Branson em um comunicado. “Este é um momento desafiador para todos os envolvidos”, lamentou.

“O presidente Donald J. Trump e a primeira-dama Melania Trump estendem suas mais profundas condolências a todos os afetados”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, em um comunicado. “Nossas orações estão com as vítimas e seus entes queridos. Estamos agradecidos pelos corajosos socorristas e equipes de mergulho, cujas ações rápidas e decisivas salvaram muitas vidas”, acrescentou.