INTERROGATóRIO » Trump veta proposta de Putin

Publicação: 20/07/2018 03:00

Washington (AFP) - O presidente Donald Trump não aceita a proposta do líder russo Vladimir Putin de permitir que Moscou interrogue funcionários norte-americanos, informou nesta quinta-feira a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders. “Foi uma proposta lançada pelo presidente Putin, mas o presidente Trump não está de acordo”, afirmou Sanders, apesar de manifestar sua confiança que a Rússia, em compensação, permitirá que os 12 funcionários russos acusados de ingerência nas eleições norte-americanas de 2016 possam ir aos Estados Unidos para provar sua inocência. Esta questão surgiu no diálogo entre Trump e Putin na segunda-feira na Finlândia, após o indiciamento nos Estados Unidos de 12 cidadãos russos apontados como agentes de órgãos de inteligência.

Na coletiva de imprensa que se seguiu à reunião, Trump disse que Putin havia feito uma “oferta incrível” de permitir que um promotor americano fosse a Moscou para falar com os 12 cidadãos russos acusados. Em contrapartida, Putin pediu permissão para interrogar o ex-embaixador americano em Moscou, Michael McFaul, e o empresário Bill Browder (naturalizado britânico).

Este último foi um dos principais defensores de uma lei aprovada no Congresso dos Estados Unidos sobre sanções contra a Rússia e conhecida como “Lei Magnitsky”, em referência a um opositor russo, Serguei Magnitsky, que morreu na prisão em 2009.