SEGUNDO PAíS » Liberada a maconha para uso recreativo no Canadá

Publicação: 18/10/2018 03:00

Montreal (AFP) - Depois de quase um século de proibição, o Canadá se tornou ontem o segundo país do mundo, depois do Uruguai, a legalizar a maconha recreativa, uma reforma histórica comemorada ansiosamente pelos consumidores dessa droga e pelos mercados.

Embora na província de Quebec, as lojas da estatal Sociedade da Cannabis Quebequense, a SQDC, tenham aberto às 10h locais (11h de Brasília), os primeiros clientes acamparam nas portas do estabelecimento desde a noite anterior.

Em Montreal, em frente à sucursal da rua Sainte-Catherine, uma das principais avenidas da cidade, Mathieu aguardava desde as três da manhã. “É histórico, queria estar aqui”. Dezenas de pessoas faziam fila pacientemente desde o amanhecer na calçada. Em cadeiras dobráveis, vários matavam o tempo fumando um baseado. “Há temos devia ter sido legalizada. Fumo desde que tenho 15 anos, estou com 33 (...) Tenho US$ 300 no bolso”, acrescenta Mathieu.

Sebastian Bouzats, francês de Bordeux, veio “para viver a experiência e provar os sabores”, embora tenha admitido que todos ali têm erva em casa. “Os franceses todos virão fumar aqui”, antecipa.

Os primeiros clientes no Canadá compraram seus primeiros gramas de cannabis legal à meia-noite em Saint-Jean-de-Terre-Neuve (leste). Desafiando o frio, Ian Power chegou quatro horas antes para “fazer história”. “Era um sonho ser a primeira pessoa a comprar o primeiro grama legal de maconha no Canadá, e aqui estou finalmente”, declarou aos jornalistas reunidos no local. “Estou tão emocionado que não consigo parar de sorrir”, disse.

Três anos depois de sua eleição, o governo liberal do primeiro-ministro Justin Trudeau concretizou uma de suas promessas de campanha e o Canadá se converteu no primeiro país do G7 a legalizar a maconha recreativa, depois do Uruguai, em 2013.

A entrada em vigor desta medida será avaliada tanto pelos canadenses, que irão às urnas dentro de um ano para eleições legislativas, como pelos países aliados de Ottawa, que já autorizaram o uso terapêutico da droga.

Segundo estatísticas oficiais, 16% da população canadense fumou cannabis em 2017, proporção superior aos fumantes de tabaco.