Rastro de devastação na Flórida O furacão Michael foi a tempestade mais poderosa a atingir este estado do sudeste norte-americano em mais de uma década

Publicação: 11/10/2018 03:00

Panama City (AFP) - O furacão Michael matou uma pessoa no norte da Flórida ontem, disse à AFP uma funcionária do condado de Gadsden, ao oeste da capital do estado, Tallahassee, confirmado o primeiro óbito como consequência do gigantesco fenômeno.

Há “uma fatalidade relacionada com o furacão”, disse Olivia Smith, responsável de informação pública da Junta de Comissários do condado de Gadsden, acrescentando que o incidente mortal esteve “relacionado com escombros. Houve uma árvore envolvida”. Smith disse que a situação era perigosa inclusive para as equipes de emergência: “Fomos muito cautelosos ao enviar nossos primeiros socorristas agora”.

Michael destruiu casas e derrubou árvores e postes de luz no noroeste da Flórida, uma zona balneária no Golfo do México onde a tempestade tocou a terra na tarde de ontem, com ventos de 250 km/hora. Segundo as autoridades, foi a tempestade mais poderosa a atingir este estado do sudeste americano em mais de uma década.

O olho de Michael entrou em terra firme perto de Mexico Beach, um povoado a cerca de 30 Km ao sudeste de Panama City, por volta das 17h (14h em Brasília) como um furacão de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5), informou o Centro Nacional de Furacões.

Fotos e vídeos de Mexico Beach, uma comunidade de cerca de 1.000 habitantes, mostravam cenas de devastação absoluta. As casas pareciam flutuar no meio de ruas inundadas, algumas totalmente destruídas após terem perdido o teto. “Minha casa em Mexico Beach está debaixo d’água”, disse Loren Beltrán, uma contadora de 38 anos, depois de ver imagens de seu bairro. “Perdi tudo de material, mas graças a Deus estamos bem”.

Panama City parecia uma área de guerra depois de ter sido atingida por mais de três horas por fortes ventos e uma chuva intensa que caía horizontalmente. As ruas eram intransitáveis e havia antenas, tetos, árvores e semáforos espalhados por todos os lados.

O governador da Flórida, Rick Scott, escreveu no Twitter que “a resposta está chegando”. “Nossos enormes esforços de recuperação continuam crescendo. Estamos prontos com agentes da lei, equipes médicas, voluntários, comida, água, eletricistas e mais”, acrescentou.