Sauditas cogitam morte de jornalista Segundo a CNN, os sauditas estão preparando um relatório no qual reconhecerão que a morte de Jamal Khashoggi resultou de um interrogatório

Publicação: 16/10/2018 09:00

A Arábia Saudita está considerando admitir que o jornalista Jamal Khashoggi morreu durante um interrogatório que deu errado, reportou ontem a imprensa norte-americana. Khashoggi, um cidadão saudita residente nos EUA, que se tornou cada vez mais crítico do poderoso príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, não é visto desde que entrou no consulado de Istambul do reino para resolver a papelada do casamento no dia 2 de outubro.

Autoridades turcas disseram acreditar que ele foi morto, uma alegação que a Arábia Saudita nega.

A CNN citou duas fontes dizendo que os sauditas estão preparando um relatório no qual reconhecerá que a morte de Khashoggi resultou de um interrogatório que deu errado durante um sequestro.

Uma fonte da CNN advertiu que o relatório ainda está sendo preparado e pode mudar, enquanto outra fonte disse que provavelmente concluirá que a operação ocorreu sem autorização e que os envolvidos serão responsabilizados.

O Wall Street Journal, citando fonte próximas ao assunto, afirmou que o reino está ponderando se deve dizer que agentes mataram Khashoggi por engano durante um interrogatório. O jornal, como a CNN, disse que a declaração saudita não foi finalizada.

O destino de Khashoggi incomodou aliados ocidentais tradicionais de Washington e da Arábia Saudita. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem que conversou com o rei Salman, da Arábia Saudita, que negou veementemente o envolvimento da Arábia Saudita no desaparecimento de Khashoggi. “Me parece que talvez possam ter sido assassinos desonestos. Quem sabe?”, disse o presidente, descrevendo a situação como “terrível”.

Trump enviou seu secretário de Estado, Mike Pompeo, ao reino nesta segunda-feira para descobrir “em primeira mão o que aconteceu, o que eles sabem, o que está acontecendo”. “Queremos descobrir o que aconteceu e ele tem instruções para descobrir o que houve”.

A agência de notícias estatal turca Anadolu disse que Pompeo é esperado na Turquia amanhã para se encontrar com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, depois das negociações em Riad.

O príncipe Mohammed, 33, filho do rei Salman, consolidou seu controle em junho de 2017, quando foi nomeado príncipe herdeiro para substituir seu primo, Mohammed bin Nayef, que foi demitido.

Consulado
As autoridades turcas inspecionaram ontem o consulado da Arábia Saudita em Istambul. A operação ocorreu na presença de autoridades sauditas, viabilizada após uma conversa por telefone entre o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e o rei Salman da Arábia Saudita.

Jamal Khashoggi foi no dia 2 de outubro ao consulado saudita para obter um documento necessário para seu futuro casamento. Desde então, está desaparecido, e seu paradeiro é um mistério. Riad, que é suspeita de ter prendido, torturado e assassinado o jornalista, nega categoricamente qualquer envolvimento.

Erdogan pediu diversas vezes, sem sucesso, que as autoridades sauditas fornecessem imagens das câmeras de segurança para provar que Khashoggi deixou o consulado, como afirmam. (AFP)