BREXIT » Premier britânica recua e adia votação

Publicação: 11/12/2018 09:00

Londres (AFP) - Em um esforço para salvar um acordo sobre o Brexit condenado ao fracasso, a primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou ontem o adiamento da votação do acordo de saída da União Europeia, e que voltará a negociar com Bruxelas, para transmitir aos líderes europeus as preocupações dos deputados.

“O acordo teria sido rejeitado por uma margem significativa, portanto adiaremos a votação marcada para amanhã (hoje)”, disse May na Câmara dos Comuns, apenas um dia antes da data prevista para a votação histórica. Imediatamente em seguida, a libra esterlina acentuou sua queda, perdendo mais de 1,5% frente ao dólar.

O texto, fruto de 17 meses de difíceis negociações com Bruxelas, colide não apenas com a rejeição da oposição trabalhista, dos centristas liberais democratas e dos separatistas escoceses, mas também com a do DUP norte-irlandês e de uma centena de rebeldes conservadores, sejam eles pró-europeus, ou eurocéticos.

Seu ponto mais controverso é o chamado “backstop”, ou “rede de segurança”, um mecanismo projetado para impedir a reintegração de uma fronteira dura na ilha da Irlanda que arrisque o Acordo de Paz de 1998 que encerrou 30 anos de um conflito violento.

Os defensores de uma saída rígida da União Europeia temem que esse acordo mantenha o Reino Unido permanentemente ligado às redes europeias, e pressionaram May para pedir uma renegociação durante a cúpula europeia de quinta e sexta-feira em Bruxelas.

O Brexit não estava na agenda dessa reunião, prevista há meses, mas após essa decisão ameaça tomar o centro das atenções.